quarta-feira, 30 de julho de 2008

Lidando com as decepções

Quem nunca se decepcionou na vida? É quase impossível se imaginar quem nunca teve uma grande decepção. Não importa o tamanho, quantidade ou motivo, o certo é que sempre, invariavelmente, nos decepcionamos com algo ou com alguém, e alguma das vezes com nós mesmos. Alguns tipos de decepções nos afetam de tal maneira que levamos anos para nos conformar com tal situação, algumas são tão terríveis que deixa nos em profunda depressão. Muitas vezes além da providência divina, ainda necessitamos buscar ajuda de profissionais capacitados nesta área. O problema é tão grave e delicado que atualmente é impossível marcar uma consulta com um psicólogo ou terapeuta com menos de trinta dias.
As maiores decepções da vida geralmente acontecem no convívio íntimo das pessoas, filhos, cônjuges, pais e amigos muito próximos, sendo em primeiro lugar na família, ou seja, dentro do próprio lar.
Você perdoaria seu irmão (a) caso ele (a) matasse ou planejasse o assassinato de seus próprios pais? Incontáveis seriam as pessoas que dariam uma resposta negativa a essa pergunta, alegando a grande decepção causada por este (a) pessoa, alguns diriam que perdoam, mas não quer mais saber dele (a), mas precisamos entender que o perdão possibilita que as relações interpessoais fluam. Perdoar é querer continuar se relacionando com o perdoado.
Infidelidade conjugal, traição de um amigo, estupro, assassinatos... São exemplos de casos que geram polêmica quando o assunto é perdão. Perdoar ou não perdoar: eis a questão.
A Bíblia trata do assunto. No Evangelho de Mateus 18.21-22 está escrito sobre quantas vezes deve-se perdoar ao semelhante. Está escrito que não é somente sete, mas setenta vezes sete, ou seja, 490. Explicando melhor, é infinito o perdoar - o ser humano sempre precisará perdoar alguém. A Bíblia também deixa claro que quem perdoa é perdoado por Deus - Mateus 6.14. Quem não perdoa não pode ser perdoado por Ele. Não há como negar que a falta de perdão traz grandes prejuízos à vida espiritual e também física, visto que todo o corpo é atingido, podendo surgir doenças graves como problemas de coração, estresse e problemas emocionais. Quem está ferido fica, na maioria das vezes, mal humorado, nervoso, revoltado, com ódio. Neste caso os especialistas não recomendam guardar rancor e mágoas.
Não há dúvidas de que um coração rancoroso e amargurado afeta não só a saúde, como também a relação entre as pessoas. “É ele - o perdão - que permite que um casamento não acabe e que uma amizade tenha continuidade depois de um conflito, por exemplo, ou que as relações de trabalho sobrevivam em meio aos desentendimentos que costumam ocorrer em ambiente profissional”.
Um especialista disse que, “se a pessoa acumula sentimentos negativos, pode desencadear uma série de transtornos não só psicológicos, mas físicos também”.
O segredo da vitória está em perdoar. Persevere e fique com aquilo que Deus tem falado com você. Não dê ouvido a boatos, a conversas alheias que possam, porventura, surgir. Siga a orientação de Deus através da Palavra, porque Ele tem propósitos em sua vida. E só Deus pode te ensinar a perdoar.

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Adolescentes Que Tem Iniciação Sexual Precoce se Arrependem Posteriormente


A proporção de adolescentes que tem iniciado sua vida sexual antes dos 16 anos de idade está aumentando. Estudos anteriores demonstraram que a iniciação sexual antes dos 16 anos de idade muitas vezes é acompanhada de sentimento de culpa.

Estes estudos, entretanto, foram realizados anos depois da adolescência, e poderiam refletir um amadurecimento da personalidade individual. Entretanto, estudos que avaliassem este comportamento durante a adolescência até então não existiam.

Um novo estudo publicado na revista British Medical Journal, conduzido por Daniel Wight e colaboradores, sugere que uma boa parte dos adolescentes que tiveram suas primeiras experiências sexuais precocemente mais tarde se arrependem, e desejariam que tivessem esperado por mais tempo.

Pesquisadores do MRC Social and Public Health Sciences Unit, em Glasgow, Escócia, avaliaram estudantes com a idade média de 14 anos, acerca de suas experiências sexuais, e suas atitudes acerca destas experiências. Foram avaliados questionários submetidos a 7395 adolescentes (3665 meninos e 3730 meninas).

Cerca de 18 % dos meninos e 15 % das meninas relataram ter tido experiências heterosexuais, sendo que 60% destes utilzaram métodos de anticoncepcção oral.Cerca de 30% das meninas e 27% dos meninos disseram que a sua experiência sexual ocorreu muito cedo, ou até mesmo não deveria ter acontecido.

Os meninos apresentavam ainda uma característica de arrependimento por terem pressionado suas parceiras, enquanto que as meninas se arrependiam mais de terem cedido à pressão, ou de não terem planejado a relação.

Os cientistas concluíram que a educação dos adolescentes e o desenvolvimento de comunicação podem ajudá-los a evitar um ato de que mais tarde eles possam vir a se arrepender, tendo mais controle sobre a vida sexual, e diminuindo a pressão e o sentimento de culpa resultantes.

Vale a pena lembrar das palavras do sábio Salomão de que há um tempo certo para tudo. Prática sexual de acordo com a Palavra tem seu momento certo (casamento).

Fonte: BMJ 2000;320:1243-1244 (6 May) Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.

Pastor adventista é executado nas Filipinas

Rebeldes comunistas do Exército do Povo (NPA, sigla em inglês) executaram o ministro cristão Josefino Estaniel, acusado de ajudar os soldados em uma campanha de anti-insurreição em Mindanao por pregar uma mensagem de amor e não de guerra, segundo um porta-voz regional do Exército filipino.

O coronel Kurt Decapia disse que os soldados recuperaram o corpo de Josefino Estaniel, pastor da Igreja Adventista do Sétimo Dia, de uma sepultura rasa na aldeia de Dalagdag, distrito de Calinan, em Davao City, num lugar conhecido pela dominação dos rebeldes do NPA.O Exército do Povo é um braço armado do Partido Comunista das Filipinas (CPP).

Kurt Decapia disse que informantes civis conduziram as forças de segurança até a sepultura do ministro de 45 anos. Ele disse que Estaniel foi seqüestrado por insurgentes em maio, por ordens do líder da NPA Leôncio Pitao, também conhecido como “chefe Parago”.

O corpo do pastor Josefino Estaniel, já em decomposição, foi exumado a dois quilômetros de distância da casa de Edwin Tangud, local onde o grupo o executou.

De acordo com relatório de campo inicial, a vítima foi torturada antes de ser executada e enterrada.

O general Fogy Leo Fojas, chefe da 10ª Divisão de Infantaria do Exército filipino, condenou as atrocidades da NPA e a morte do ministro cristão.

(Missão Portas Abertas)

domingo, 13 de julho de 2008

Pastor vende igreja para comprar BMW nos EUA

Um pastor americano admitiu que vendeu a mais antiga igreja de sua cidade para ter dinheiro para comprar uma BMW. Ele fez acordo na Justiça para cumprir 18 meses de prisão pelo crime.

Randall Radic, 53 anos, declarou-se culpado para que os promotores cancelassem outras nove acusações contra ele. O pastor tem sido responsável pela Igreja da Primeira Congregação na cidade de Ripon há quase uma década antes de vender o local, em outubro do ano passado, por US$ 525 mil.

O pastor usou documentos falsos para provar que era dono do prédio, de propriedade da igreja. Ele usou os documentos para conseguir empréstimos também.

Antes do acordo feito com a promotoria, Radic poderia ser condenado a nove anos de prisão por dez crimes, incluindo duas acusações de roubo por apropriação, obtenção de propriedade com pretensões falsas, quatro acusações de falsificação de assinatura e duas acusações de uso de documentos fraudulentos.

O pastor continua preso na cadeia do condado de San Joaquin sob fiança de U$ 750 mil.

sábado, 12 de julho de 2008

UMA VISITA AO INFERNO E AO CÉU


A Visita de John Wesley
Conta-se que John Wesley teve um sonho mais ou menos assim: Ele sonhou que um anjo de Deus o levou até a porta do inferno.
Lá estava o "tinhoso", o Príncipe das Trevas.
Ele foi até muito bem recebido pelo diabo, que disse-lhe, "Pois não, o que o senhor deseja?" E John Wesley disse ao diabo, "Eu gostaria de saber que tipos de pessoas vêm para o inferno".
E o diabo, "Como assim, que tipo de pessoas?" E John Wesley disse, "Eu queria saber se aí dentro do inferno tem católicos".
Então o diabo responde, "Claro, têm muitos católicos". John Wesley bateu na palma da mão e disse, "Eu sabia! Eu sabia que os católicos viriam para o inferno".
E John Wesley perguntou, "Que outro tipo de gente, de que religião, tem aí no inferno?".
E o diabo disse, "Ah, aqui também está cheio de crentes".
John Wesley sentiu uma dor de cabeça, "Crentes no inferno?".
E o diabo confirmou. John Wesley ficou preocupado e perguntou se dentro do inferno havia budistas.
O diabo disse, "Está cheio!". E John Wesley insistiu, "E espíritas?".
O diabo respondeu: "Tem muitos espíritas aqui dentro". E John Wesley foi perguntando de todos as religiões orientais e Satanás respondia, "Está cheio!". John Wesley estava a ponto de desmaiar com aquelas respostas, quando veio o anjo de Deus, passou por ele, tomou-o em seus braços e o retirou da porta do inferno.
E foi voando com ele até a porta do céu.
Ali John Wesley foi recebido por outro anjo de Deus.
E John Wesley perguntou ao anjo, "Anjo, me responde, eu preciso saber. Que tipo de pessoas vem para o céu?".
E o anjo disse-lhe, "Não entendi sua pergunta". E John Wesley foi mais objetivo e perguntou, "Aí no céu têm católicos apostólicos romanos?".
E o anjo respondeu, "Nunca entrou um!".
John Wesley sentiu o coração disparar.
E ele perguntou, "Aí no céu têm batistas, presbiterianos, assembleianos, metodistas?".
E o anjo respondeu, "Aqui nunca entrou uma destas igrejas".
E John Wesley continuou perguntando, "Aí dentro têm espíritas?".
E o anjo, "Não. Nunca entrou um".
"Nem budistas entraram no céu".
E John Wesley foi perguntando de todas as religiões que ele conhecia.Desesperado, então, ele disse, "Anjo, por favor, me responda. Que tipo de pessoa consegue entrar no céu?".
E o anjo respondeu, "Somente pecadores". Foi aí que a cabeça de John ficou confusa, "Pecadores? Pecadores entrando no céu?". E o anjo respondeu com a maior candura, a maior simplicidade, "Sim! Aqui só entram pecadores lavados e remidos no sangue de Jesus Cristo!".
Confirmando esta palavra, João, o apóstolo, viu a multidão vestida de branco.
E o anjo perguntou a João: "João, quem são estes vestidos de branco? De onde eles vieram?". João disse ao anjo: "Senhor, tu sabes".
E o anjo disse: "Estes são os que lavaram seus vestidos e os branquearam no sangue do cordeiro".

Você defende a sua religião como se fosse uma tradição a ser mantida de pai para filho?
Você fica achando que a placa da sua igreja te salvará, que a sua igreja é melhor que as outras, defendendo que só a sua religião salva?
Mas eu estou aqui para dizer, junto com o anjo, junto com John Wesley, junto com a Palavra de Deus e junto com a verdade que liberta: Só Jesus Cristo salva!
Só irá para o céu aquele que lavou as suas vestiduras e a branqueou no sangue do cordeiro.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Por que às vezes choramos ao ver alguém chorar?


Você já se deparou com alguém chorando e ficou com uma súbita vontade de também derramar lágrimas? Não se impressione, isso é comum. O choro de uma pessoa sensibiliza sua capacidade de empatia e, com isso, você sofre um pouco da dor ou da dificuldade do outro.

Em um nível mais profundo, diz o psicólogo Roberto Ziemer, de São Paulo, você se conecta com sua própria dor ao ver o outro chorar. "As pessoas acham que choram pela dor do outro, mas esse é um processo de dentro e de fora", afirma. Algumas pessoas não gostam de enterro, exemplifica, porque nesses momentos entram em contato com o próprio sofrimento, com dores internas não resolvidas.

O choro é um fenômeno natural e sua função mais importante é liberar a tensão. Quando um bebê chora, é para se comunicar, seja alguma frustração, desconforto, angústia, dor ou fome. O nascimento por si só é estressante, por isso geralmente os bebês choram. Com o tempo, o choro vai sendo inibido, principalmente entre os meninos, que perdem essa importante válvula de escape. O choro faz bem, ensina Ziemes. É claro que para algumas pessoas, que usam o choro para manipular ou se fazer de vítima, as lágrimas não trazem benefícios. "Alguns precisavam chorar mais e não choram e outros, que choram muito, deveriam chorar menos", diz Ziemer.

Mas, em casos normais, quando você sente alguma dor e chora, mecanismos químicos que servem como calmantes são ativados, gerando certo alívio. Por isso, após uma crise de choro, geralmente nos sentimos mais tranqüilos.
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.