terça-feira, 28 de outubro de 2008

A Humilhação


Ceder para ganhar espaço. Dar o lugar. Desviar-se para ajudar. Servir não pensando em recompensa. Não olhar para o lado, apenas para cima. A vida do mestre foi um constante jejum de louvores, uma abstinência de recompensas. Não havia aplausos ou votos. E o final (no sentido teleológico) era a cruz.

Jesus não quis nossa admiração simplesmente. Busca nossa imitação em suas chagas. Seus servos são imitadores imperfeitos do Servo-Cósmico. Devem partilhar de uma disposição não egoísta. Ninguém está tratando de masoquismo. Jesus nos pede abnegação, uma espécie de amor aos necessitados que se revele em atendimento voluntário a eles, dentro de suas urgências. Mesmo que nossas prioridades sejam tragadas em nosso sacrifício pelo semelhante.

E mesmo que nos ofendam, nos insultem, caluniem, distorçam nossos motivos. Estamos neste mundo como lacaios que não priorizam a reputação ou o status quo. Escravos não ligam para ofensas. Nossa dignidade não deve nada ao conceito que os nossos vizinhos têm de nós. Somos o que somos porque Deus mostrou quem Ele é no Calvário, o lugar de Sua humilhação.

sábado, 25 de outubro de 2008

Audiência pública no Senado debate provas aos sábados

Na quarta-feira, 22 de outubro, aconteceu a audiência pública sobre o Projeto de Lei do Senado, “que dispõe sobre o período para realização de exames vestibulares, concursos públicos e provas de disciplinas curriculares e dá outras providências”. A audiência tratou de propostas que viabilizam a realização dessas atividades sem ferir os princípios religiosos dos que guardam o sábado, no caso de adventistas e judeus. O evento ocorreu no Senado, em Brasília.
A mesa composta por representantes das igrejas Católica, Universal do Reino de Deus, Judeus e Adventistas do Sétimo Dia foi somada à presença do assessor jurídico da Secretaria de Educação Superior (SESU / MEC), Daniel Pitangueiras, e da presidente eventual da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, senadora Marisa Serrano (PSDB-MS).
O diretor executivo da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), Luiz Sérgio Steinecke, iniciou seu discurso lembrando que “somos todos brasileiros, cada um com sua fé. Podemos melhorar, adaptar para que todos possam exercer sua religião sem constrangimento, sem ser considerado diferente”, explicou.
Em seguida Daniel Pitangueiras mencionou as diferentes formas já criadas para atender diversos tipos de realidades ao realizarem as provas de vestibular. Entre outros pontos lembrou ainda que até o momento o abono de faltas por motivos religiosos não tem amparo legal, e que a liberdade religiosa não exime o cidadão de suas obrigações legais. “Entretanto, não existe dicotomia, é possível haver compatibilização e para tanto devemos fixar isso em lei, o que hoje não acontece”, disse. “É possível haver prestação alternativa, no âmbito das instituições”, sugeriu.
“O uso do sábado e da sexta-feira leva como princípio o fator social, visto que nesses dois dias há mais viabilidade para aqueles que trabalham ou estudam durante os outros dias da semana”, contrapôs o advogado da Associação Nacional da Educação Católica no Brasil, Hugo Sarubbi. “Se falarmos em situações alternativas para dois grupos, duas provas para o mesmo cargo, visando atender quem pode no sábado e quem não pode vamos criar outros problemas no lugar de resolver um”, ponderou. “Corremos o risco da ditadura das minorias, o interesse social é atender o maior número possível porque a exceção não pode ser a regra”, finalizou.
“Não exigimos um privilégio, mas uma prestação alternativa porque queremos cumprir as obrigações efetivamente com igualdade, liberdade e de forma desembaraçada, sem coagir a expressão de fé e a consciência”, explicou o advogado da União Central Brasileira da igreja Adventista, Alcides Coimbra. Ele listou exemplos nos quais já existem alternativas regulamentadas para o exercício das obrigações de cidadãos, como no serviço militar e as atividades acadêmicas em domicílio para gestantes. Coimbra lembrou também que sete dos onze feriados nacionais abrem caminhos regulamentados para o livre exercício de atividades religiosas.
Jerônimo Alves Ferreira, presidente do Sistema Universal de Comunicações e Relações Institucionais, da igreja Universal do Reino de Deus, expôs as estatísticas que apresentam mais de 40 milhões de evangélicos no Brasil, em 2007, cerca de 22% da população quando foi realizada a pesquisa. “Apóio esta lei, nosso país tem avançado nesse sentido”, confirmou.
“Devemos resguardar o direito universal de liberdade para todos os cidadãos”, disse a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), que assumiu a presidência eventual da Comissão com a saída da senadora Marisa que iniciou a audiência. “Creio que podemos chegar a uma conclusão. Devemos zelar pela pluralidade religiosa, existem muitos feriados no mesmo seguimento. Buscamos a normatização para que todos tenham direito de isenção para esta ação que significa o aperfeiçoamento do desempenho profissional. No dia de vestibular os demais seguimentos podem respeitar o funcionário que vai realizar a prova”, sintetizou o senador Virgínio de Carvalho (PSC-SE). “Um caminho para que não haja prejuízo pessoal, profissional ou coletivo, valorizando o cidadão. Assim se faz democracia”, completou a senadora Rosalba.
A autora do projeto é a ex-senadora e hoje governadora Ana Júlia Carepa (PT-PA). A senadora Fátima Cleide (PT-RO) solicitou a audiência e vai preparar o relatório que deve ser apreciado na casa e se aprovado vai ser encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça, e em seguida para a Comissão de Educação da Câmara. “É um desafio, porque devo estar convicta do que pretendo apresentar, de forma que os direitos sejam resguardados e respeitadas as especificidades”, revelou a senadora Cleide. [Equipe ASN - Jeanne Moura]
Fonte:http://portaladventista.org/asn
Distrito Federal
www.esperanca.com.br
Contato:
Jeanne Moura
Brasília, DF

domingo, 12 de outubro de 2008

Dicas para guarda do quarto mandamento de Deus.

Apenas algumas dicas para relembrarmos de alguns cuidados em relação ao Sábado! Lembrando que esse dia pertence ao nosso Deus, então tudo o que fizermos deve ser para honra e glória do Seu nome!

Sugestões Para a Guarda do Sábado:
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. João 14:15″

1.. Os alimentos devem ser cozidos antes do pôr-do-sol de sexta-feira. Não
há problema em esquentá-lo no sábado.

2.. O alimento de sábado deve ser simples, bem preparado e saboroso.

3.. A limpeza da casa deve ser feita também antes do pôr-do-sol.

4.. Ternos, vestidos e outras peças do vestuário devem estar limpos,
passados, bem como os sapatos lustrados e limpos antes do pôr-do-sol..

5.. Os alimentos devem ser comprados e pagos antes da entrada do sábado.
Visitas ao cabeleireiro ou salão de beleza igualmente.

6.. Livros e revistas devem ser deixados de lado no dia santo. Bem como
qualquer tipo de correspondência devem ser lidos fora das horas sagradas.

7.. Os programas de rádio e televisão, filmes, mesmo sendo documentários,
bem como o noticiário devem ser deixados para as horas pós-sábado.

8.. O carro deve ser abastecido antes das horas do sábado.

9.. O estudo para provas, lições de casa ou quaisquer outras atividades
escolares devem ser deixadas para depois do pôr-do-sol do sábado.

10.. Festas e encontros sociais e seus planejamentos devem esperar o fim
das horas do sábado.

11.. É apropriado receber o sábado com toda a família reunida em um culto
de ações de graças a Deus.

12.. O culto deve ser curto, com um ou dois hinos, um texto bíblico e
oração.

13.. Nas primeiras horas pós o pôr-do-sol de sexta-feira é uma boa ocasião
para revisar a lição da Escola Sabatina com a família toda reunida.

14.. Deitar cedo para levantar cedo na manhã de sábado.

15.. A conversação de sábado deve ser diferenciada. Os assuntos não são os
mesmos de nosso dia a dia.

16.. Evitar comer alimentos ou mascar chiclete dentro da igreja.

17.. Ofendemos ao Senhor quando passamos a tarde toda de sábado dormindo.
Essas horas devem ser empregadas para o estudo da Bíblia, trabalho
missionário, conversar em família, visitar doentes e participar dos cultos
da Igreja etc.

18.. Ocasionalmente saia com a família para contemplar a natureza no
sábado à tarde, mas volte cedo para participar do Culto da tarde.

19.. O término do sábado deve ser um momento de adoração e louvor a
Deus. Faça do sábado um momento de alegria para você e sua família.

Posted by will under Em busca da Paz

sábado, 11 de outubro de 2008

Deus usa as coisas simples

“E disse o homem de Deus: Onde caiu?

E mostrando-lhe ele o lugar cortou um pau,

e o lançou ali, e fez nadar o ferro.”

II Rs 6:6.

Em algumas traduções da Bíblia cita graveto no lugar de pau, e pela lei da Física, sabemos que ferro não flutua, e que gravetos não afundam. Elizeu podia ter dado ordem ao machado para emergir, podia ter dito em nome de Deus, mas não, ele apenas cortou o graveto e o lançou aonde caiu.

O que eu entendo com isso?

Que Deus quando Ele quer usar, Ele não precisa de “grandes”, Ele usa as coisas simples, pra mostrar que o poder não está na ferramenta mais sim em Deus.

O que eu quero dizer com isso?

Que muitos de nós evangélicos tem vontade de pregar, tem vontadfe de evangelizar alguém mais acha que não pode, que não tem sabedoria suficiente, que não é e não sabe tanto quanto pregadores e pastores. Mas Deus ele quer usar você da forma que você é, porque o poder não está em você e sim nele.

Abre a tua boca, pregar não consiste só em citar bíblia toda de cor, falar de Teologia, Escatologia ou Exegese. Há muitas pessoas, em nosso meio de convívio, que precisa ouvir um simples: “Jesus te ama”, “Ele não te deixou”.

Hei! Não tenha vergonha não! Deixa essa timidez pra lá, a medida que você for abrindo a boca pra falar de Jesus , o Espírito Santo vai te encher e te capacitar, mas abre a tua boca! Ele conta com você, que muitas vezes diz: “que não pode”, “que não consegue”. É você que Ele vai usar.
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.