quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Busca da felicidade

A vida é constituída de momentos: momentos felizes e momentos tristes.

Lidar com os momentos felizes é prazeiroso e fácil de encarar. Mas quando esses momentos são amargos e dolorosos, é o suficiente para desanimarmos e desequilibrarmos, fazendo com que os momentos felizes caiam no esquecimento; o suficiente para transformarmos a vida numa grande desilusão, como se o mundo estivesse desabando em cima de nossa cabeça.

Os sonhos as vezes acabam antes mesmo de começar; mas não podemos esquecer de que o aqui e agora, são os grandes responsáveis pelas frustrações que carregamos.

O importante é termos em mente que nossos pensamentos são responsáveis por momentos felizes ou tristes, pois funcionam como mensageiros cerebrais.
Só o fato de se pensar em algo, já acaba favorecendo condições para que esse pensamento possa se tornar realidade.

Por isso, a necessidade de ficarmos alertas aos pensamentos, de pensarmos coisas positivas e alegres. E é simples: a vida é maravilhosa! Basta olharmos para a natureza com sua riqueza em cores e vida, que ficará fácil percebermos que a felicidade está nas coisas mais simples.

A vida é o reflexo do pensamento e errado é pensar que sua felicidade depende da felicidade do outro. Não devemos buscar realização pessoal numa outra pessoa, pois cada um tem a sua: basta olhar para você com um pouco mais de atenção... carinho... e tudo ficará bem mais fácil.

Viver já é a oportunidade de ser feliz; sofrer é a oportunidade de ver o quanto não sabemos viver!

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Que este texto sirva para uma profunda reflexão em nossas vidas.

Entrei apressado e com muita fome na lanchonete. Escolhi uma mesa bem afastada do movimento, pois queria aproveitar os poucos minutos que dispunha naquele dia atribulado, para comer e consertar alguns bugs de programação de um sistema que estava desenvolvendo.
Pedi um sanduíche natural, e um suco de laranja. Abri meu notebook e levei um susto com aquela voz baixinha atrás de mim:
- Tio, dá um trocado?
- Não tenho, menino.
- Só uma moedinha para comprar um pão.
- Está bem, compro um para você.
Para variar, minha caixa de entrada está lotada de e-mails. Fico distraído vendo poesias, as formatações lindas, dando risadas com as piadas malucas.
- Tio, pede para colocar margarina e queijo também?
Percebo que o menino tinha ficado ali.
- Ok. Vou pedir, mas depois me deixe trabalhar, estou muito ocupado, ok?
Chega a minha refeição e junto com ela meu constrangimento. Faço o pedido do menino, e o garçom me pergunta se quero que mande o garoto ir embora. Meus resquícios de consciência me impedem de dizer. Digo que está tudo bem. Deixe-o ficar. Que traga o pão uma refeição decente para ele. Então ele sentou à minha frente e perguntou:
- Tio o que está fazendo?
- Estou lendo uns e-mails.
- O que são e-mails?
- São mensagens eletrônicas mandadas por pessoas via Internet (sabia que ele não ia entender nada, mas, a título de livrar-me de maiores questionários disse):
- É como se fosse uma carta, só que via Internet.
- O que é Internet ?
- É um local no computador, onde podemos ver e ouvir muitas coisas, notícias, músicas, conhecer pessoas, ler, escrever, sonhar, trabalhar,aprender. Tem de tudo no mundo virtual.
- E o que é virtual?
Resolvo dar uma explicação simplificada, novamente na certeza que ele pouco vai entender e vai me liberar para comer minha refeição, sem culpas.
- Virtual é um local que imaginamos, algo que não podemos pegar,tocar. É lá que criamos um monte de coisas que gostaríamos de fazer. Criamos nossas fantasias, transformamos o mundo em quase como queríamos que fosse.
- Legal isso... Gostei!
- Mocinho, você entendeu que é virtual?
- Sim, também vivo neste mundo virtual.
- Você tem computador?
- Não, mas meu mundo também é desse jeito... Virtual. Minha mãe fica todo dia fora, só chega muito tarde, quase não a vejo; eu fico cuidando do meu irmão pequeno que vive chorando de fome e eu dou água para ele pensar que é sopa; minha irmã mais velha sai todo dia, diz que vai vender o corpo, mas não entendo, pois ela sempre volta com o corpo; meu pai está na cadeia há muito tempo, mas sempre imagino nossa família toda junta em casa, muita comida, muitos brinquedos de Natal e eu indo ao colégio para virar médico um dia. Isso é virtual, não é tio?
Fechei meu notebook, não antes que as lágrimas caíssem sobre o teclado. Esperei que o menino terminasse de, literalmente, "devorar" o prato dele, paguei a conta, e dei o troco para o garoto, que me retribuiu com um dos mais belos e sinceros sorrisos que já recebi na vida e com um "Brigado tio você é legal!".
Ali, naquela instante, tive a maior prova do virtualismo insensato em que vivemos todos os dias, enquanto a realidade cruel rodeia de verdade e fazemos de conta que não percebemos!

Tenhamos uma ótima semana.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Perdas e saudade...


Perder alguém querido.

Acabo de perder a minha avó materna, que embora estivesse fraca, estava com a saúde boa. Acabou falecendo.
Quem sabe fosse até o melhor para que ela não sofresse tanto, pois vá se saber como seria se estivesse viva mas precisasse ficar inválida numa cama.

Entretanto eu quem sempre encarei a morte como um rito de passagem, o único destino certo que todos nós temos, acho que sinto mais essa morte que as demais. Era uma pessoa que eu convivia direto, e isso faz mesmo uma grande diferença.
Ja perdi muitas pessoas queridas, mas nenhuma chega a esta perda porque, eu acho, que é por causa da convivência contínua com ela. Ainda olho o quarto e me lembro dela e tudo mais. É meio complicado encarar que quem você gostava muito se foi sem que você estivesse "preparado".

Não há palavras para expressá-la. Não há livro que a descreva. Por isso, o melhor jeito de consolar é falar pouco, orar junto, sentir junto e estar presente, cada um do jeito que sabe.
Palavras não explicam a morte de alguém querido. Sabem disso o pai, a mãe, os filhos, os irmãos, o marido e a mulher, amigos de verdade. Quando o outro morre, parte do mistério da vida vai com ele. A parte que fica torna-se ainda mais intrigante. Descobrimos a relação profunda entre a vida e a morte, quando alguém que era a razão, ou uma das razões de nossa vida, vai-se embora.
Para onde? Está me ouvindo? A gente vai se ver de novo? Como será nosso reencontro? Acabou-se para sempre ou apenas foi antes? Por que agora? Por que desse jeito? As perguntas insistem em aparecer e as respostas não parecem claras. Dói, dói, e dói...

Acho que a morte é dura conforme o grau de intimidade e convivência, sendo muito duro para quem fica. Quem vai, só espero que seja rápido e indolor, que vá com paz, mas quem fica que é dureza. Quando soube do acontecido, simplesmente na hora pensei na minha mãe, em como ela estava reagindo, já que estava ao lado da minha avó na hora. Acho que foi nessa hora que vi como é duro mesmo encarar a morte da perspectiva de quem fica, porque por mais que achemos que a pessoa vá ficar mal, não sabemos a real grandeza da coisa até vivenciarmos de fato. Por isso que o fato de encarar a própria morte não deve ser vista apenas do aspecto próprio, mas de quem vai ficar também, como as pessoas vão reagir. Por mais que seja duro para mim, espero que eu não vá antes de meus pais, pois sei que eles não aguentariam tal perda de alguém tão próximo.

Então a gente tenta assimilar o que não se explica. Cada um do jeito que sabe. Há o que bebe, o que fuma, o que grita, o que abandona tudo, o que agride, o que chora silencioso num canto, o que chama Deus para uma briga, o que mergulha no fatalismo e o que, mesmo sem entender ou crer, aposta na fé. Um dia nos veremos de novo...
Quem fica perguntando e sofrendo somos nós. Mas, como a vida é um riacho que logicamente deságua, a nossa vez também soará e, quando isso acontecer, então não haverá mais lágrimas. As que aqui foram choradas terão a sua explicação. Por enquanto, fica apenas o mistério. Alguém que não sabemos, porque nasceu de nós e porque cresceu em nós, porque entrou tão de cheio em nossas vidas, fechou os olhos e foi-se embora.
Quem ama de verdade não crê que se acabou. A vida é uma só: começa aqui no tempo e continua, depois, na ausência de tempo e limite. Alguém a quem amamos se tornou eterno.
Definitivamente, não estamos sozinhos por mais que doa a solidão de havê-la perdido. Mas é apenas por pouco tempo. Quem amou aqui, sem dúvida, se reencontra no infinito...

Bem, desejo que minha avó descanse em paz e espero ter sido um neto que ela sempre quis ter.

Até breve...

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Perdoar é necessário

" Ninguém agride só por prazer de agredir. "


Uma pessoa que se desabafava comigo, me disse que até tentava, mas não conseguia perdoar uma outra pessoa, que segundo ela foi "um traidor, cafageste, e aproveitador". Eu então disse a ela que quem não perdoa se vincula ainda mais a outra pessoa, muito mais do que ela imagina. O ressentimento, a raiva, e a mágoa, ao invés de nos afastar, aproxima-nos ainda mais daqueles que nos ferem. O ódio é uma algema que é forjada pelo pensamento, e somente o perdão pode libertar quem se encontra nesta prisão.

Neste estágio de evolução que estamos, todos nós ferimos, como também somos feridos por alguém, e por esta razão a reciprocidade de perdão é necessário. Seja de maneira consciente, ou até mesmo sem pensar, estamos sempre magoando pessoas todos os dias. Façamos a empatia, e nos coloquemos no lugar do outro, para poder entender o porque daquela atitude do outro conosco. Ninguém agride só por prazer de agredir. Quem nos ofende quase sempre está fazendo isso pressionado por problemas que ainda não possui forças para administrar, e que não temos a sensibilidade de perceber.

Coração não é lugar para guardar mágoa, ele não é lugar para armazenar ressentimentos, como se fosse depósito pára consumo diário, como muitos fazem, repetindo o tempo todo o que julga como sendo uma injustiça. Talvez esta pessoa não saiba que ninguém que tenha algo contra alguém conseguirá ser feliz. Vamos nos dispor a perdoar, sejamos humildes, inclusive para reconhecer os próprios erros que cometemos.

"Perdoar é a melhor maneira de estar em paz consigo mesmo."

Abração!!!!!
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.