quinta-feira, 28 de julho de 2011

Crise existencial...




Não pode ser meu seguidor quem não estiver pronto para me acompanhar ou para morrer como eu vou morrer. (Lucas 14:27)

Morrer aqui significa renunciar os próprios desejos. Esse é o primeiro fruto de uma pessoa que verdadeiramente aceitou o Evangelho de Cristo. Esse ‘morrer’ é um ato diário. 
Se uma pessoa se diz cristã, mas não ‘morre’ diariamente, significa que ela está ‘em cima do muro’, ou seja, ela não sabe se é ou se não é um cristão. Ela está em crise existencial. 

Há alguns dias eu li sobre as duas doutrinas: a do cristianismo e a do existencialismo. Não é possível seguir as duas ao mesmo tempo. Se tentarmos o impossível, entraremos em crise porque essas doutrinas chocam-se entre si.

A doutrina existencialista enfatiza a necessidade que o homem tem de se realizar em todas as áreas da vida para ser feliz. Pelo lado oposto, Jesus Cristo conclamou Seus seguidores para continuamente carregarem a própria cruz. 
E a cruz é essa, disse Jesus: — Quem quiser me acompanhar não pode ser meu seguidor se não me amar mais do que ama o seu pai, a sua mãe, a sua esposa, os seus filhos, os seus irmãos, as suas irmãs e até a si mesmo (v.26). Essa é a cruz que o cristão precisa carregar, e mais do que isso, precisa nela morrer diariamente.

Todo homem prefere seguir seus próprios desejos, seus próprios pensamentos. Isso é natural. Mas o cristão não é um homem natural e sim espiritual, pois nasceu de novo da água e do espírito. 
Por isso, Cristo o desafia a abrir mão dos seus desejos pessoais. Por que isso?

Existem dois provérbios de Salomão que reforçam a mesma coisa: Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. (Provérbios 14:12 e 16:25). Esses dois versículos têm as mesmas palavras. 
A ideia é repetida para ficar bem claro na mente humana a importância da mensagem.

A ilustração é a de uma viagem na qual o viajante imagina estar no caminho certo, que o levará ao objetivo almejado de sucesso e de felicidade. O pecado, muitas vezes, esconde seu caráter verdadeiro e encobre seu amargo fim. 
O viajante descobre, tarde demais, que o caminho fácil conduz à morte prematura. A sabedoria humana (insensatez) é o 'caminho da morte', aquele em que o indivíduo decide o que é certo sem se importar com os mandamentos de Deus. 
O caminho da vida é a obediência submissa à vontade do Senhor. Essa é a verdadeira sabedoria.(Provérbios 1:7; 9:10).

O conhecimento humano por si só não é suficiente para nortear os planos do homem, porque a sua vontade é subjugada pela natureza pecaminosa. Quando o coração do homem quer algo, ele é capaz de loucamente perseguir o alvo sem pensar nas consequências do ato. Ele simplesmente ignora se o alvo é pecaminoso ou não, pois está obstinado pela insensatez. 

Quando o homem pensa nas consequências que podem advir do seu pecado, ele o evita. Quando o evita, renuncia algo que seria bom sob a ótica da carne, mas terrível sob o ponto de vista espiritual. Quem pode fazer isso é somente o homem espiritual. 
O homem natural não está disposto a renunciar seus desejos porque ele não está debaixo da doutrina de Cristo, mas da doutrina existencialista. 

Quando se evita o pecado, o homem cresce espiritualmente, descobre o caminho certo, aproxima-se mais de Deus e goza ainda mais da alegria da Sua presença. A alegria de estar na presença de Deus é saber desfrutar corretamente de todas as coisas que foram criadas por Ele, sem deixar de colocar a Sua vontade em primeiro lugar. 
A maior alegria do homem não provém da procura pessoal de prazer e satisfação, mas de encontrar Deus e levar aos outros a felicidade que Deus dá. 

Como está a sua vida? Você está em crise existencial? Você já decidiu ser um autêntico seguidor de Cristo? Assegure-se de colocar o desejo de Cristo em primeiro lugar e então poderá ter muita coisa boa aqui e, por fim, o Céu também!

domingo, 24 de julho de 2011

Vivo Está

Melissa Barcelos - Um futuro bem melhor

Entregue seu fardo...

Quando você está em desespero, com problemas que lhe parecem não ter solução, Deus está observando suas tentativas de sair do poço.

Ele não interfere enquanto vê que você tem recursos para salvar-se das tormentas que assolam sua vida.

Quando você já fez tudo, realmente tudo que podia fazer e ainda assim a tormenta não cessa, Ele se levanta do Seu Sagrado Trono e caminha em direção a você.

Ele sabe quando você já não pode suportar um peso que foi além da sua capacidade de suporte, um peso que faz você ter vontade de sumir do mundo. É nesse momento que Ele abre os braços, aninha seus cansaços e toma para Si a carga insuportável. Coloque essa certeza em seu coração e descanse...

Quando lhe parece que tudo está perdido, é bem nessa hora que Deus recolhe os problemas e providencia a melhor solução. 
Quando você já não pode fazer mais nada, deixe que Ele o faça!!!

Durma sem levar consigo as preocupações que tinha ao despertar, as ansiedades com o amanhã, o temor de ficar só em meio a uma multidão que ignorará seus tropeços.

Antes de dormir diga-Lhe tão somente: "Pai, já não consigo mais carregar este fardo e o entrego a Ti". Depois descanse... feche os olhos... confie... e durma em paz, pois os problemas já não mais serão seus, mas dEle!!!



Deus te abençoe e te guarde!


Um forte abraço!

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Sábado em Canasvieiras

Sábado passado, eu e meus irmãos da Igreja Adventista de Forquilhinas, passamos o dia com os irmãos de Canasvieiras. Foi uma programação muito boa, entre Escola Sabatina, Culto, almoço e o Culto Jovem.
Segue algumas fotos:










terça-feira, 19 de julho de 2011

Falando ao seu coração

Você não anda só.

Em meio a suas angústias e problemas, você tem um infalível Ajudador – JESUS. Ele não o deixa lutar sozinho. Embora você não o possa ver, Ele está ao seu lado.
Através da fé, você pode ouvir Sua voz dizendo: “Não tema, Eu estou com você. Eu estou pronto a ajudá-lo, a sustentá-lo, porque Eu também suportei dores, experimentei angústias e aflições, enfrentei lutas. Conheço tuas lágrimas, porque Eu também chorei. Portanto, não pense que está só, perdido e abandonado. O seu grito de socorro chega a Mim, e se você tão somente estender sua mão em busca de auxílio, esteja certo que ele não lhe faltará, porque Eu estou com você”.

Ele não esquece de você...

De quando em vez ouço o seguinte desabafo: “Tudo vai mal. Ninguém me compreende e Deus se esqueceu de mim“. 
A esse respeito Jesus contou a história da ovelha perdida. Após um dia de penoso trabalho, um pastor voltava do campo conduzindo as ovelhas para o curral, quando sentiu falta de uma delas. Fechou a porta do curral deixando as 99 em segurança e saiu a procura da ovelha perdida. Após diligente busca, encontrou-a prestes a cair no precipício. 
Ajoelhou-se, tomando-a em seus braços fortes e levou-a de volta para junto das outras. Esse é o retrato de Jesus, o nosso Bom Pastor. Se você lhe permitir, Ele o tomará em Seus braços porque Ele o ama, e jamais se esquece de você.


Um forte abraço!

domingo, 10 de julho de 2011

Falando ao Coração

7 regras simples ao orar

1.    Ore onde você está. Deus está presente em todos os lugares e sempre pronto a ouvi-lo.
2.    Ore a Deus, simples e naturalmente, como a um amigo. Diga-lhe o que está em seu coração.
3.    Ore lembrando as bênçãos que Deus lhe tem concedido. Some estas bênçãos, de tempos em tempos e dê graças por todas elas.
4.    Ore pelo perdão de Deus e pelas coisas indignas que você tem feito. Ele está sempre perto dos corações humildes e contritos.
5.    Ore pelas coisas que você precisa, especialmente por aquelas coisas que farão a sua vida mais pura e digna do nome de cristão.
6.    Ore pelos outros, lembrando as situações difíceis que os afligem e os auxílios de que necessitam.
7.    Ore, acima de tudo, para que a vontade de Deus seja feita através de sua vida e do mundo em que você vive.

As vezes é bom diminuir os passos ou mudar de curso.

Há alguns anos atrás, nas Olimpíadas Especiais de Seattle, 9 participantes, todos com deficiência mental ou física, alinharam-se para a largada da corrida dos 100 metros rasos. 

Ao sinal, todos partiram, não exatamente em disparada, mas com vontade de dar o melhor de si, terminar a corrida e ganhar. 


Todos, com exceção de 1 garoto, que tropeçou no asfalto, caiu rolando e começou a chorar. 
Os outros 8 ouviram o choro. Diminuíram o passo e olharam para trás. Então eles viraram e voltaram. Todos eles. 
Uma das meninas, com Síndrome de Down, ajoelhou, deu um beijo no garoto e disse: 
– “Pronto, agora vai sarar”. E todos os 9 competidores deram os braços e andaram juntos até a linha de chegada. 


O estádio inteiro levantou e os aplausos duraram muitos minutos. E as pessoas que estavam ali, naquele dia, continuam repetindo essa história até hoje. Por que?


Porque, lá no fundo, nós sabemos que o que importa nesta vida, mais do que ganhar sozinho, é ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo ou mudar de curso.

sábado, 9 de julho de 2011

Especialidade de Répteis

Especialidade de Répteis


1. Que características um animal precisa ter para ser classificado como réptil?

2. Dar o nome de 15 répteis encontrados em sua região. Dizer onde vivem, seus hábitos de alimentação e sua importância na econômica.
1) Ofídios –
2) Crocodilianos –
3) Quelônios –
4) Lacertídios –

3. Citar cinco répteis venenosos de sua região descrevendo cada um em termos de localização de presas e distribuição geográfica.
4. Dizer o que fazer se for mordido por uma cobra peçonhenta.

5. Dizer o que fazer se for mordido por uma cobra não peçonhenta.

6. Completar uma das tarefas a seguir:
a. Contar como vive um representante de cada: lagarto, cobra, tartaruga. Comparar lagartos, cobras, tartarugas e crocodilos em termos de formas de vida, variações no olho e orelhas, dentes, coração, pulmões, membros, rabo e escamas.
b. Manter um pequeno réptil num terrário e fazer um relatório de seus cuidados, durante pelo menos três meses.

7. Ser capaz de contar duas histórias da Bíblia nas quais um réptil teve papel importante.

Especialidade de Anfíbios

Especialidade de Anfíbios: aprendendo a pesquisar

O que é um anfíbio? Você vai aprender sobre sapos, pererecas, rãs, salamandras e tritões. O que os sapos fazem quando está frio ou durante os períodos secos? Como os anfíbios se protegem? Como pode um sapo tão pequeno fazer um barulho tão grande? Você sabia que alguns anfíbios podem crescer mais de 1,5 metros?

Então, tem também o ponto mais importante - proteger os anfíbios. Você saberá as respostas dessas perguntas quando completar a especialidade de Anfíbios. Você vai conhecer o ciclo de vida de um anfíbio. E terá a opção de algumas atividades práticas com anfíbios. Ouça com atenção. Que sapo fez aquele barulho?
Confira abaixo os requisitos para ingressar no mundo da herpetologia, que é o estudo dos anfíbios e répteis.
  1. Quais as características dos anfíbios?
  2. Dar o nome das duas principais ordens de anfíbios e saber distinguir entre elas.
  3. Distinguir entre sapos e rãs.
  4. Como os anfíbios se protegem?
  5. Fazer uma lista de anfíbios que podem ser encontrados em sua região. Identificar cinco deles, e dizer como os encontrou, ou colecionar fotografias ou desenhos de cinco anfíbios diferentes que você seja capaz de identificar e dizer onde podem ser encontrados.
  6. Descrever o ciclo de vida de alguns anfíbios.
  7. Explicar o valor econômico dos anfíbios.
  8. Onde as rãs passam o inverno ou a estação seca?
  9. Identificar duas espécies de rãs pelos sons que emitem, ou imite os sons de duas espécies de rãs.
  10. Como as rãs e os sapos coaxam? O que faz com que os sons sejam tão fortes?
  11. Fazer um dos itens a seguir:
    • Observar um anfíbio para descobrir:
    1. onde e quando dorme
    2. quando sai da toca para buscar alimento
    3. qual a sua rapidez
    4. que distância é capaz de saltar, e tantas coisas interessantes quanto for possível descobrir. Ou, cuidar dos ovos de rãs num aquário, e observá-los até que se transformem em girinos. Ou, escrever um trabalho falando sobre os detalhes exigidos na primeira parte deste item.
    • Cuidar dos ovos de anfíbios e observar seu ciclo de crescimento.
Para ajudar na parte 2 do requisito 11, leia também Especialidades de Estudo da Natureza, coleções e legislação ambiental.

Logo abaixo estão as alguns sites com informações confiáveis que podem ajudar no estudo desta especialidade. Apesar de confiáveis, alguns deles podem apresentar informações sob a visão evolucionista, expressões como "milhões de anos", "processos evolutivos", "ancestrais", "antepassados", etc. Desconsiderem essas informações.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Acantonamento Pedra Branca

Fotos do nosso acantonamento realizado no sábado e domingo passado.
Apesar do frio e a chuva, valeu a pena!















Galerinha em forma


Filme "Para Salvar uma vida"!

Passagem de comando

Meditação depois de filme













Recreação

Diretoria

Ver Jesus na Bíblia

Lamentável...

 Essa é a PURA VERDADE! 
Lamentavelmente!




Verdade PURA
O cara termina o segundo grau e não tem vontade de fazer uma faculdade. 
O pai, meio mão de ferro, dá um apertão:
- Ahh, não quer estudar? Bem...perfeito. Vadio dentro de casa eu não mantenho, então vai trabalhar...

O velho, que tem muitos amigos, fala com um deles, que fala com outro até que ele consegue uma audiência com um político que foi seu colega lá na época de muito tempo atrás:

- Rodriguez!!!! Meu velho amigo!!! Tu te lembra do meu filho? Pois é, terminou o segundo grau e anda meio à toa, não quer estudar. Será que tu não consegue nada pro rapaz não ficar em casa vagabundeando?

Aos 3 dias, Rodriguez liga:

- Zé, já tenho. Assessor na Comissão de Saúde no Congresso, R$ 9.000,00 por mês, prá começar.

- Tu tá loco!!!!! O guri recém terminou o colégio, não vai querer estudar mais, consegue algo mais abaixo...

Dois dias depois:

- Zé, secretário de um deputado, salário modesto, R$ 5.000,00, tá bom assim?

- Nãooooo, Rodriguez, algo com um salário menor, eu quero que o guri tenha vontade de estudar depois....Consegue outra coisa.

- Olha Zé, a única coisa que eu posso conseguir é um carguinho de ajudante de arquivo, alguma coisa de informática, mas aí o salário é uma merreca, R$ 2.800,00 por mês e nada mais....

- Rodriguez, isso não, por favor, alguma coisa de 600,00 ou 700,00, prá começar.

- Isso é impossível Zé!!!*

- Mas, por que???*

- PORQUE ESSES SÃO POR CONCURSO PARA PROFESSOR, PRECISA TÍTULO SUPERIOR, MESTRADO ETC.... É DIFÍCIL...

sexta-feira, 1 de julho de 2011

O amor

Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como Ele. Que a vida de vocês seja dominada pelo amor, assim como Cristo nos amou e deu a Sua vida por nós, como uma oferta de perfume agradável e como um sacrifício que agrada a Deus! (Efésios 5:1-2) 


O amor romântico é uma coisa linda, não é? É o sonho de meninas com seus príncipes encantados. É o sonho de meninos em amarrarem seus corações orgulhosamente numa linda mulher. Ambos querem prosseguir na vida com esperanças de viverem felizes para sempre! 

Embora o amor romântico – a paixão – seja um presente de Deus – um pedaço do céu na terra – vamos ser honestos: a paixão é também a arma que os demônios podem usar para brincar com nossos corações. Afinal, quantos de nós já experimentamos também os pontos fracos de uma paixão? Nos corações de muitos homens e mulheres, a paixão só manifestou seus pontos fracos, mesmo quando as intenções eram as mais belas. 

É só pelo milagre de Deus que casamentos duram a vida inteira, dada a grande possibilidade de dor que os cônjuges estão propícios em infligir um ao outro. Poetas e escritores sobre ‘paixão’ têm se referido a ela como uma forma de insanidade. Eu mesmo recentemente brinquei com um amigo dizendo que, sem Deus, a paixão é uma insanidade. 

Mas para o cristão, o amor é muito mais do que paixão. Se olharmos para Cristo na cruz, veremos que amor verdadeiramente sangra... O verdadeiro amor é vulnerável e tudo sofre. 

Em seu livro The Four Loves, C.S. Lewis observou: 

‘Amar a qualquer pessoa é ser vulnerável... Se você quer manter seu coração intacto, você não deve dar o seu coração para qualquer um... Guarde-o com segurança no caixão do seu egoísmo. Mas esse caixão – seguro, escuro, imóvel, sufocante – um dia poderá se abrir. Ou será que não? Será que sempre ficará inquebrável, impenetrável, irredimível... O único lugar onde você pode estar perfeitamente seguro e livre do amor é no inferno...’ 

Todos nós gostaríamos de acabar com os pontos fracos do amor, mas quando lembramos do sacrifício de Jesus Cristo na cruz, percebemos que isso é impossível. A Bíblia descreve a dura verdade sobre a natureza humana: quase ninguém seria capaz de morrer sequer por um grande amigo, mas Cristo morreu por todos, inclusive pelos Seus inimigos. Isso é o verdadeiro amor expresso de maneira muito mais eloquente do que qualquer ser humano possa imaginar. 

O exemplo de Cristo, por si só, é o suficiente para justificar os riscos advindos do amor. Felizmente, amor não é apenas sofrimento. Se fosse, então o amor seria realmente uma insanidade. 

Pelo contrário, Deus – de um modo que só Ele sabe – usa o sofrimento para trazer a vida... e vida muito melhor do que se tivéssemos evitado os riscos do amor. 
A ressurreição do amor está à disposição de qualquer casal que queira colocar Cristo entre seu casamento e o sofrimento do amor. É essa mediação de Cristo que faz com que o sacrifício do amor seja ‘agradavelmente perfumado’, como diz a Bíblia. 

Eu e minha esposa podemos atestar a obra redentora de Deus. Nós nos conhecemos há 34 anos. Já passamos por todos os momentos complicados que um casal possa passar, mas também já experimentamos as doces recompensas ao transpor esses momentos. Entretanto, somente pelo milagre do amor – Deus é amor – é que nós estamos juntos para glória de Deus. 

É muito bom ouvir as grandes histórias de paixão, onde um rapaz conhece uma moça e, após seis meses sussurrando palavras doces, ficam noivos e planejam um casamento de conto de fadas. 

É também maravilhoso saber que o verdadeiro amor custa caro; é uma jóia preciosa; é conquistado aos poucos com lágrimas e algumas feridas. 
Entretanto, estar aberto ao amor e, com Cristo, disposto a enfrentar os seus riscos demonstra maturidade espiritual em quem quer viver uma vida a dois, pra sempre. 


Você conhece alguém que se queimou no amor e prometeu nunca mais dar o seu coração para ninguém? Talvez essa pessoa seja você! Então, passe agora um tempo em oração pedindo a Deus para derrubar todas as muralhas construídas em torno do seu coração. Assim, você poderá amar e ser amado, ou amada novamente, sentindo que o amor é lindo!

Um forte abraço,

Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.