terça-feira, 30 de agosto de 2011

Confiança...


 O que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz. Prov. 16:20.


A vida é uma rosa cheia de espinhos. Há problemas, todos os dias. Diante deles, o ser humano tem apenas duas alternativas: ou confia em Deus e segue as instruções divinas ou confia no próprio entendimento e tenta encontrar a saída para seus problemas nas próprias forças.

Confiar é condição necessária para desenvolver qualquer relacionamento. Não há como viver sem confiar. Tudo que fazemos envolve confiança. Confiamos no padeiro, no motorista de ônibus, no piloto do avião... 
Muitas vezes, a confiança é traída. Por mais que o ser humano seja bom e tente cumprir suas promessas, está limitado pela sua própria humanidade. Por exemplo: Eu prometo dar uma bicicleta para meu neto no final do ano, e o que acontece se eu morrer dentro de um mês?

Promessas humanas são falíveis, por serem humanas. Intenções humanas, com freqüência, são egoístas e mentirosas. Nascem de um coração contaminado pelo vírus do pecado. 
Projetos humanos são passageiros e limitados, por causa da temporalidade da criatura.

Por isso, o conselho de Salomão é: “O que confia no Senhor, esse é feliz.” É loucura confiar em Deus e, ao mesmo tempo, procurar a solução para os problemas da vida no esforço humano. “Confiar no Senhor” significa entrega, submissão e obediência. Essas atitudes não são próprias da natureza humana, mas são a única garantia de vitória. Por isso, o texto diz: “Atenta para o ensino e acha o bem.”

Como todo dia, hoje também é um dia de decisões. Você está vivo. Viver é decidir. Para o bem ou para o mal, para a tristeza ou para a alegria. Dê a Deus a chance de ser o seu guia. 
Afinal de contas, o Criador conhece o caminho melhor do que a criatura. Ele é Deus. Suas promessas nunca falham.

Antes de sair de casa ou de iniciar suas atividades diárias hoje, coloque sua vida nas mãos de Deus. Peça que Ele o ensine a viver, porque “o que atenta para o ensino acha o bem, e o que confia no Senhor, esse é feliz”.

Fiquem com Deus e um forte abraço!!

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O propósito da disciplina


O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento. Prov. 15:32.

 

Quando o fogo cai sobre a madeira, a destrói; quando cai sobre o ouro, o purifica. O fogo é símbolo da disciplina divina, das provações e adversidades que aparecem na vida.

Precisamos entender que a disciplina divina não é como o castigo humano. Nada que traz dor, lágrimas e tristeza nasce na mente divina. Deus só é o autor de coisas boas. Se eu rejeitar a disciplina, coloco-me numa estrada perigosa. “Menospreza a sua alma”, adverte Salomão.

Nada acontece neste mundo sem a permissão divina e, se Ele permite que a adversidade bata à porta do coração, é porque deseja que escrevamos capítulos mais brilhantes de nossa própria história. Teologicamente, a adversidade chega na vida do filho de Deus porque o Senhor quer despertá-lo para o perigo que se aproxima.

O verbo hebraico ma’as que Salomão usa, e que é traduzido como “rejeita”, em português, significa literalmente sentir-se revoltado, incomodado, não estar de acordo. Não é assim que nos sentimos cada vez que as coisas não saem como queremos? E, no entanto, essa aparente adversidade é o instrumento que Deus usa para livrar-nos de tragédias maiores.

Se aceitamos a prosperidade e a alegria, dons preciosos de Deus para fazer-nos felizes, não deveríamos também aceitar que o Senhor nos acorde para a realidade, quando a nossa humanidade nos leva a adormecer no volante das circunstâncias favoráveis?

Nenhuma dor é permanente. Nenhuma adversidade dura para sempre. Não para os filhos de Deus. Porque o objetivo não é destruir, e sim educar e edificar. A dor que você vive neste momento é passageira. Amanhã será um novo dia. O sol brilhará de novo e você terá crescido na sua maneira de ver a vida. Atenda à repreensão com humildade.

Por isso, hoje, mesmo que as coisas não estejam todas cor-de-rosa, mesmo que no céu haja nuvens ameaçadoras, vale a pena lembrar-se do conselho divino: “O que rejeita a disciplina menospreza a sua alma, porém o que atende à repreensão adquire entendimento.”
Um forte abraço e feliz sábado!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ame sem medo!


No amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Portanto, aquele que sente medo não tem no seu coração o amor totalmente verdadeiro, porque o medo mostra que existe castigo. (1 João 4:18) 

Nos dias de hoje, não há ninguém que fique fora do alcance das armas do medo: medo de perder o emprego, de perder a saúde, de ser diferente, de se apaixonar, de ser rejeitado, de fracassar, de ser assaltado, etc. Mas no amor não há medo; o amor que é totalmente verdadeiro afasta o medo. Aquele que ainda sente medo não tem a plena certeza de que vive unido com Deus. Deus é amor. 

Então, o medo e o amor são mutuamente excludentes, não convivem no mesmo ambiente. O medo é controlador e paralisa. Se a pessoa está com medo, ela fica fechada, encaracolada dentro de si mesma. 

O amor, por outro lado, aproxima as pessoas uma das outras. Se alguém diz: “Eu amo a Deus”, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. Então, quem ama a Deus, ama também o seu próximo. 

Lembrei-me da linda história de David Ireland, escrita no livro intitulado “Cartas Para Uma Criança que Ainda Não Nasceu”. Ireland, pouco antes de sua morte ocasionada por uma enfermidade neurológica, escreveu uma carta para a criança que ainda se encontrava no ventre da sua esposa. A respeito da esposa, Ireland se expressou assim: 

“Sua mãe é uma pessoa incrível. Poucos homens sabem o que é receber um 'muito obrigado' por levar a esposa para jantar fora, quando isso implica em tudo o que acontece em nosso caso. 

Significa que ela tem que me vestir, me barbear, escovar meus dentes e pentear meu cabelo. Tem que me levar na cadeira de rodas para fora de casa e descer a escada, abrir a garagem, abrir o carro, dar a volta, virar-me para que eu me sinta confortável, dobrar a cadeira de rodas, colocá-la no carro, entrar no carro, dar partida, tirar o carro da garagem e seguir para o restaurante. 

Então começa tudo de novo: ela sai do carro, abre a cadeira e a porta, vira meu corpo, põe-me em pé, faz-me sentar na cadeira, puxa os pedais da cadeira para que eu me sinta confortável. Nós nos sentamos para jantar e ela me coloca comida na boca durante toda a refeição. Quando terminamos, ela paga a conta e empurra a cadeira de volta para o carro, e começa tudo de novo, só que ao contrário. 

Depois que tudo acaba ela diz com sincera cordialidade: ‘Querido, obrigada por me levar para jantar’. Eu simplesmente não sei o que dizer”. 

É possível amar como a esposa de Ireland ama, porque Deus a amou primeiro. O amor é isto: não foi o homem que amou a Deus, mas foi Ele que o amou e mandou o Seu Filho para que, por meio dEle, os pecados do homem fossem perdoados e afastado todo medo. 

Amigos, se foi assim que Deus nos amou, então nós devemos nos amar uns aos outros. Como está o seu amor? A pessoa amorosa terá confiança no dia do juízo, porque quem ama é representante de Jesus Cristo aqui neste mundo. Ame e lance for todo medo!

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Escolhas...



Se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás. Prov. 9:12.

 

Todo ser humano nasce livre. As escolhas fazem a diferença. Uns escolhem para o bem, outros para o mal. 
No verso de hoje, Salomão coloca a responsabilidade da vitória ou da derrota nas mãos da própria pessoa.

É verdade que existem muitas explicações para a derrota. O clima, as circunstâncias, a falta de oportunidades, os problemas, enfim. Difícil é aceitar o fato de que a maioria das derrotas tem raízes nas decisões erradas que tomamos.

Se você procurar o conselho divino e ajustar a sua vida a ele, o resultado natural será a sabedoria que o conduzirá à vitória. A única pessoa beneficiada com essa decisão é você. Se em meio à noite escura decido acender a lâmpada, quem é que vai sair ganhando com a minha decisão? 
Mas se decido andar às escuras, quem vai acabar tropeçando e se machucando?

As instruções divinas são luz. Iluminam o caminho escuro a fim de chegar com segurança ao destino. 
Sem luz, a pessoa tropeça, cai, se machuca e não encontra o que procura.

Nunca, como hoje, as pessoas falaram tanto acerca da luz. “Ele tem luz”, “você tem a aura”, “Raul é uma pessoa iluminada”. Existe a idéia de que este mundo está cheio de energia positiva e negativa. 
Dizem que pessoas positivas têm luz e pessoas negativas são tenebrosas.

Mas a vida não depende de energia. A vida é energia. A vida depende de decisões. Não posso deixar a minha “sorte” nas mãos da Lua, das estrelas, das pirâmides, dos números ou das pedras. Se existe algo que Deus entregou a todo ser humano é a capacidade de decidir. Em vez de pensar que uns nascem com luz e outros sem, a criatura deve procurar a verdadeira luz que vem dos ensinamentos divinos e acessíveis a todos. 
A Palavra de Deus é a tocha que ilumina, no lugar do choro.

Faça de hoje um dia de decisões sábias. Procure a luz da Palavra de Deus. Decida seguir os princípios divinos e prepare-se para receber as grandes vitórias que Jesus tem reservado para você e sua família. 
Porque “se és sábio, para ti mesmo o és; se és escarnecedor, tu só o suportarás”.


Um forte abraço!

sábado, 20 de agosto de 2011

PAMELA - PENSAVA EM TI



Hoje acordei com um concerto com o sol
Em meio ao silêncio ouvir uma canção
Cheia de cores e de luz
Eu pensava em Ti, pensava em Ti
E essa canção só o meu coração ouviu
As palavras mais sinceras vieram a mim
Anunciavam o Rei da criação
Eu pensava em Ti, pensava em Ti.

Junto minha voz ao concerto das vozes que cantam
Quero Te adorar
Canto Suas maravilhas,
Sua misericórdia
E Seu grande amor
Quero com esta canção
E com o meu coração
Te dar meu louvor.

Hoje acordei ouvindo uma potente voz
A linguagem sem palavras anunciava Deus
E um coral, num perfeito louvor
Era a criação, toda criação.

Junto minha voz ao concerto das vozes que cantam
Quero Te adorar
Canto Suas maravilhas,
Sua misericórdia e Seu grande amor
Quero com esta canção
E com o meu coração
Te dar meu louvor.

Junto minha voz ao concerto das vozes que cantam
Quero Te adorar
Canto Suas maravilhas,
Sua misericórdia
E Seu grande amor
Quero com esta canção
E com o meu coração
Te dar meu louvor
Te dar meu louvor.

Espera-me

Espera-me pela manhã
Antes que o sol desponte
Antes que comece o dia
Quero dar-te me em canção
Espera-me quando as aves
Ainda não começaram a cantar
Quando tudo esta em silêncio
Eu contigo quero estar

Espera-me usa o meu coração
Espera-me, estrela da manha te quero ver
Espera-me dono do meu amor, espera-me
Serás meu primeiro encontro
Quero sentir, espera me.

Espera me bem cedinho
Pois não quero que o dia comece
Sem estar em tua presença
Sem saber que perto estas
Espera me pois eu preciso
Do teu olhar cuidando de mim
Enche-me com teu espírito
Só assim posso viver

Espera-me Jesus

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Meu coração abatido e fraco...


"Quando o meu coração estiver abatido e fraco, leva-me para o lugar seguro e protegido que não posso alcançar sozinho."
 Salmos 61:2

Ao ler esse verso, e meditar sobre ele, pensei nos muitos sonhos e anseios que temos na vida, e o quanto as vezes é difícil transpor os obstáculos para poder alcançá-los. Quantas vezes nossos sonhos e objetivos parecem muito longe de nós. Dá até a impressão de fugirem quando pensamos estar mais perto. Por vezes, tudo parece muito escuro e fica difícil enxergar com nossos próprios olhos a luz que está sempre a brilhar “lá fora”.
Todos nós passamos por provas e aflições e desconhecemos o futuro. Não é diferente comigo. Não poderia ser.

A boa notícia é que não precisamos conhecer o nosso futuro e muito menos temê-lo, pois temos um Deus que nos ama. Ele conhece toda a nossa fraqueza e ignorância, e sabe de antemão o que precisamos e os caminhos que iremos trilhar. Sabe que se tivéssemos a segurança de prosseguir, já com tudo bem certinho e estabelecido, a nossa fé não seria provada.

Confiaríamos em nós mesmos e O deixaríamos de lado. O fato de ter que esperar sem saber, esquadrinhando o íntimo, orando por iluminação, acreditando no que não vemos, fortalece a nossa fé. Torna-nos muito mais firmes em Suas promessas.

Assim, Deus ensina-nos lições que não aprenderíamos de outra forma; a lição de total dependência dEle. O nosso “lugar seguro e protegido".

Passemos então, a depender completamente dEle, em todos os dias de nossas vidas. Sejamos agradecidos por nos amar tão incondicionalmente, e por nos mostrar sempre, por diversos meios, que nos momentos mais difíceis, veio dEle, a coragem que tivemos para vencer!
Experimente hoje mesmo entregar toda a sua bagagem a Jesus e a não permitir que coisa alguma interfira em seu relacionamento com Ele.



Um forte abraço!

Resposta branda...



A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira. Prov. 15:1.

 

É um velho ditado brasileiro: “Quando um não quer, dois não brigam.” Simples e ao mesmo tempo profundo. É uma maneira popular de apresentar o que Salomão disse séculos atrás. Não existe coração que não se comova diante de uma resposta gentil.

A vida é como um espelho. Você recebe de volta a imagem que projeta. Palavras duras geram reações agressivas. Palavras suaves geram atitudes gentis.

O adjetivo duro, em hebreu, é éseb, que também pode ser traduzido como “que provoca dor”. As palavras são como facas de dois gumes. Servem para o bem ou para o mal. Apaziguam ou esquentam os ânimos. Consertam relacionamentos ou os destroem. Trazem alegria ou provocam a dor.

Pense nas vezes que poderia ter usado a palavra de modo mais edificante. Não se projete a um tempo muito distante, pense apenas no que aconteceu ontem ou hoje com sua esposa ou com seus filhos.

Quando as setas envenenadas do furor tentarem atingi-lo, use como escudo protetor a resposta branda. Não entre no jogo da provocação. Responder no mesmo tom, deixando-se levar pela paixão do momento, não é evidência nem de sabedoria nem de coragem. Você pode vencer os outros e ser considerado forte. Mas, se vencer a si mesmo, será poderoso. Esse tipo de vitória só é possível alcançar com a ajuda do Todo-Poderoso.

O controle das palavras começa com o controle das emoções, e isso é obra do Espírito Santo. Encontro, com freqüência, pessoas que me dizem: “Eu sei que as minhas palavras ditas de maneira inapropriada me criam problemas, mas não consigo fazer nada para mudar essa situação.”

Essa é a diferença entre o humanismo e o cristianismo. Enquanto a primeira deixa toda a responsabilidade nos seus ombros, colocando seu interior como a fonte do poder, o cristianismo ensina que o poder não provém de dentro, mas de cima. A mudança de temperamento é um ato divino. Deus usa como instrumento a vontade humana, mas a criatura não passa de um meio. A fonte de poder é Deus.

Inicie as atividades deste dia colocando sua vontade sob o controle divino. Deixe que Jesus viva em você e controle as suas palavras, porque “a resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”.
Fique com Deus!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Examina-me...


Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos. Sal. 26:2.

Este salmo foi escrito por ocasião da fome que assolou Israel por três anos. O contexto nos mostra que a nação atravessava um período de crises. Na época, Davi tinha 58 anos de idade e, como sempre fez em momentos de crise, dirigiu-se a Deus em busca de socorro.

O relato bíblico narra essa história assim: “Houve, em dias de Davi, uma fome de três anos consecutivos. Davi consultou ao Senhor, e o Senhor lhe disse: Há culpa de sangue sobre Saul e sobre a sua casa, porque ele matou os gibeonitas.” II Sam. 21:1.

Havia uma história vergonhosa no passado de Israel. Saul não havia cumprido o trato que Josué fizera com os gibeonitas ao conquistar Canaã. Agora, anos depois, o povo estava sofrendo as conseqüências e ninguém sabia o porquê.

Nessas circunstâncias, o rei volta os olhos a Deus e ora: “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.” Davi sabia que não era culpado da crise que enfrentava. Existem momentos críticos pelos quais você não é responsável. Nem sempre o sofrimento é o resultado dos erros que você tenha cometido. Muitas vezes, você carregará a dor como conseqüência de erros cometidos por seus antepassados.

Davi vivia um momento desses e disse ao Senhor: “Examina-me e prova-me. Não olhes só para minha conduta exterior, olha para os meus sentimentos e pensamentos íntimos. Tu sabes que, neste caso, eu sou inocente. Em minha vida pode haver muitos erros, posso ter falhado muitas vezes. Mas, neste caso, Senhor, eu não tenho culpa.”

A Bíblia afirma que “não há justo”. Rom. 3:10. Como podia o salmista ter o atrevimento de pedir a Deus que o provasse se “todos pecaram e carecem da glória de Deus”? Rom. 3:23.

Talvez a resposta esteja no verso 3, onde Davi apela para a misericórdia divina. Em hebraico, misericórdia, Jased, significa bondade, amor constante, graça, fidelidade, clemência. Foi por esse amor incompreensível que “Aquele que não conheceu pecado, Ele o fez pecado por nós; para que, nEle, fôssemos feitos justiça de Deus”. II Cor. 5:21.

NEle, em Jesus; em nenhum outro há salvação. NEle, você e eu somos justos. Só estando nEle, andando com Ele, mantendo comunhão permanente com Jesus podemos ir a Deus e orar como Davi: “Examina-me, Senhor, e prova-me; sonda-me o coração e os pensamentos.”
 


Como Poderei Fugir

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Testemunho Wasthi - Dá orgulho de ser cristão...


Wasthi Lauers de Castro, em rede nacional honra o nome de Deus e defende o sábado com propriedade, determinação, fé e coragem. Parabéns Wasthi, a IASD precisa de gente como você.

domingo, 14 de agosto de 2011

Pai


Certa noite, acordei  chorando. 
Ventava muito e a casa era me madeira.  Fazia um barulho muito forte, e senti medo.

Meus olhos o buscavam com muita ânsia de encontrá-lo. Quando mais que rapidamente, entrastes pela porta adentro; com a respiração bastante ofegante vindo em minha direção.
Recordo-me que te abracei e de olhos ainda fechados, não sabia o que te dizer; apenas te sentia bem próximo a mim. E minhas lágrimas cessaram com a tua presença.

Ainda me recordo das balas trazidas por ti, em suas viagens, da chegada, sempre acompanhada de um abraço; do suor em tua face e da alegria de retornares ao lar. E quando me olhavas com o ar sério para me chamar a atenção, terminavas querendo saber se tudo já estava bem.
Recordo-me também de uma única vez que te vi chorar... Foram lágrimas que hoje talvez., entenda o motivo: " amor "! E aí o tempo passou... passou... E tu continuas aí: me observando...

Só que hoje pai; hoje eu cresci... Não só no tamanho, mas na idade também... Os olhos ainda são pequenos, mas meus sonhos são maiores... E mesmo sabendo, que estás aí; quero hoje caminhar sem teus braços a me amparar...

Quero " tropeçar " e depois " continuar"... Quero " cair " e depois " levantar "... Quero " chorar " e depois " sorrir "... Quero " perder " e depois " ganhar "... Quero " não ser " e depois " ser "... Quero " correr o mundo " e voltar ao " ponto de partida "... Quero simplesmente " errar " para depois " acertar "... Quero " brigar " para depois " amar "... Quero " sentir frio " para depois sentir " calor "... Quero me " molhar" para depois me " secar "... Quero " olhar para você " e dizer não somente " pai "; mas poder dizer junto deste " pai ", um " pai e amigo "...

Eu cresci pai... Mas ainda te tenho tão próximo a mim, que tenho medo de que me vejas chorar e corra novamente ao meu encontro.
Que faças por mim o que sempre fizestes, sem me deixar "tropeçar; cair; chorar; perder; não ser; correr o mundo; errar; brigar; sentir frio; molhar; olhar para você " ...
Por isso pai; também depois de "grande", só me vistes chorar como você, uma única vez. E ainda, depois de ter passado a infância, a adolescência e a fase adulta que me encontro; talvez ainda tenha que esperar a velhice, para ter coragem de dizer que " te amo"...

E aí pai, estaremos ambos bem velhinhos e choraremos juntos; talvez lamentando o tempo que passou e que não tivemos coragem de nos dizer verbalmente que nos amávamos... Porque apenas demonstramos, através de atos (creio que eu, mais do que você), que nos amamos.
E sem tua fantasia de Super Homem, protetor de teus filhos; choraremos de emoção e nos abraçaremos dizendo : " Te amo " ! 
Obrigado meu Pai. E desculpe-me por me achar " grande " para não te preocupares mais comigo.

Parabéns pai!


 Dedico a todos os pais, que se fazem presentes na vida de seus filhos, e também aos filhos que não tem mais seu pai pra dar um abraço. 
Fiquem todos com Deus!

sábado, 13 de agosto de 2011

Palavras Justas



São justas as palavras da minha boca, não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa.    Prov. 8:8
 
Aprendi com os erros que as palavras são transcendentais na vida de uma pessoa. Guardo lembranças tristes de palavras que não devia ter dito. 
Descobri que sou apenas um ser humano que transita uma longa jornada de crescimento.

Ao longo de todo o livro de Provérbios, o sábio Salomão parece dizer: Vigie as suas palavras e será mais feliz. No verso de hoje, ele fala de palavras justas. Justiça não é apenas retidão, é também exatidão. 

Palavras justas são palavras que encaixam, cabem perfeitamente no lugar onde são colocadas. Palavras corretas numa ocasião podem ser incorretas e fora de lugar em outras. 
A sabedoria coloca nos lábios a palavra certa para o momento certo.

Salomão contrasta a justiça com a perversidade. Ele afirma que nas suas palavras “não há nenhuma coisa torta nem perversa”. 
A palavra torta, em hebraico, é pathal, e se refere a uma corda cujo fio é tão finamente entrelaçado que ninguém consegue identificar uma linha da outra.
Essa é uma figura para ilustrar as palavras torcidas, a linguagem dupla, uma hora boa, outra ruim. Há conversas maliciosas que dão a entender uma coisa, mas querem dizer outra.

Pessoas que não vivem em comunhão com Jesus usam a linguagem como arapuca. “Plantam verde para colher maduro.” Às vezes, conseguem o que querem, mas o que alcançam não as satisfaz. 
Ficam com o sabor amargo de uma vitória oca.

A vida da pessoa sábia é de crescimento. Sempre existem novos horizontes a serem alcançados em todas as áreas da vida. Cada dia é um novo desafio, com novas metas e novas propostas. Sabem que da abundância do coração, fala a boca. E então levam o coração a Jesus.

Faça de hoje um dia de vitória e de crescimento. Vigie as suas intenções e as suas palavras. Encha seu coração do amor de Deus e transborde amor aos que encontrar no seu caminho. 
Diga como Salomão: “São justas todas as palavras da minha boca, não há nelas nenhuma coisa torta, nem perversa.”
Um forte abraço a todos!
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.