quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

MAIS SABEDORIA

Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo e ele crescerá em prudência.   Prov. 9:9

Existe diferença entre um homem instruído e um homem sábio. A escola dá instrução, e oferece conhecimento. Só Jesus da sabedoria e de graça.

No texto de hoje Salomão define sabedoria como prudência. Ser sábio é ser prudente e se você procurar no dicionário a melhor definição de prudência, verá que uma delas é o equilíbrio. Portanto, sabedoria significa equilíbrio, e equilíbrio você não aprende na universidade, não é fruto do estudo, nem é resultado de anos de investigação e pesquisa. 
Equilíbrio é um presente que Jesus dá aqueles que vivem uma vida de comunhão diária com Ele.

É impressionante observar que para ser feliz é preciso ser equilibrado em todas as áreas da vida humana. Começando pela vida pessoal, passando pelas relações familiares e terminando na carreira profissional. 

Qualquer tesouro em mãos de uma pessoa sem equilíbrio é como uma linda rosa nas mãos de um orangotango. O animal é incapaz de apreciar a beleza da flor e acabará destruindo-a.

Por que pessoas sumamente instruídas, são às vezes incapazes de fazer felizes os que vivem mais próximo delas? Um título acadêmico, um cargo, uma função, não dão necessariamente equilíbrio. É certo que tudo isso deveria contribuir para que a pessoa adquirisse sabedoria, mas na maioria das vezes não ocorre assim porque, sabedoria é algo interior colocado por Deus no coração daqueles que O reconhecem como tal.

A pessoa equilibrada anda sempre na linha do meio. Isso não significa ficar em cima do muro, indeciso, indeterminado e temeroso. Não! Ao contrário, significa estar aberto para a vida, para a mudança, para a aprendizagem constante e para ouvir a opinião de todos a fim de tomar a decisão certa. 
Significa humildade para aceitar os erros e coragem para corrigi-los. Por isso hoje antes de decidir sobre qualquer assunto, lembre-se do conselho divino: “Dá instrução ao sábio e ele se fará mais sábio ainda; ensina ao justo e ele crescerá em prudência.”

Um forte abraço!

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

NOVA ETAPA

Deus dirige nossa vida quando permitimos, e Ele me trouxe até aqui.
Eis meu novo local de trabalho.


A TOLICE DO PECADO

Mas o que peca contra mim, violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem, amam a morte. Prov 8:36

A palavra pecado soa agressiva para o homem moderno. Prefere chamá-lo de fraqueza, debilidade ou desvio. Mas Deus chama o pecado de pecado. Não há alternativa. O verso de hoje ensina que embora o pecado é uma atitude contra Deus, a realidade é que a maior vítima é o próprio pecador, porque “violenta a sua alma”, afirma Salomão.

É impressionante a miopia espiritual do ser humano. Peca porque quer ser feliz e no entanto erra o alvo e acaba sendo infeliz. Busca o prazer e encontra a dor, procura a realização, mas “violenta a sua alma.” Corre atrás de miragens e acaba perdido no deserto, desta vida. Não encontra paz, sofre, tortura-se e envelhece sem achar o que busca. 
Segundo o texto de hoje, quem destrói a alma do pecador não é o diabo, nem o pecado, mas ele mesmo. 
Nada acontece sem o consentimento humano. O inimigo pode usar os argumentos mais fascinantes, prometer o que quiser, mas não pode obrigá-lo a pecar. Se o homem peca é porque aceita fazê-lo. Nalgum momento do processo da tentação decide entregar a sua vontade sob o controle do inimigo.

A única segurança para o ser humano é entregar a vontade a Jesus, buscá-Lo todos os dias e depender constantemente dEle. Quem não fizer isto “ama a morte”, diz Salomão. Este amar não é de fato. Ninguém ama a morte de fato, mas é de efeito. Porque o resultado de viver sem Cristo e andar no caminho errado, é a morte eterna.

Você precisa ser feliz. A única maneira de ser feliz é fazer felizes as pessoas que você ama, criando um clima de compreensão, perdão e aceitação que só as pessoas que tem paz podem fazer.

Vá hoje mais uma vez a Jesus, peça dEle sabedoria para decidir, para sair e para entrar. Tenha certeza que sua vida nada mais é do que o desenvolvimento da vontade divina. 
Submeta-se a Jesus e lembre-se do que Ele disse: “O que peca contra mim, violenta a sua própria alma, todos os que me aborrecem, amam a morte.”

Um forte abraço!

Fonte:
Pr. Alejandro Bullón

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DA CAVERNA


Tira a minha alma do cárcere para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão quando me fizeres esse bem. Sal. 142:7

A paciente não deixou o médico falar e disse: - “O meu problema não está no corpo, está na alma. Sou uma mulher vazia, algo está errado dentro de mim. O que a ciência pode fazer?”

Existem enfermidades psicossomáticas que destroem a vida. As raízes do mal estão na alma, mas os efeitos são físicos. Nenhum exame médico é capaz de detectar a causa e o corpo vai definhando aos poucos.
No verso de hoje o salmista fala deste tipo de mal: “tira a minha alma do cárcere”, suplica.

A introdução deste Salmo diz: “Salmo didático de Davi. Oração que fez quando estava na caverna.” Existem duas ocasiões em que Davi esteve numa caverna. 
Quando fugiu dos filisteus e escondeu-se na caverna de Adulão e quando teve a oportunidade de acabar com vida de Saul, na caverna de Engedi. 

Os eruditos não definem em qual das cavernas foi escrito este salmo; mas seja qual tenha sido, metaforicamente o salmista encontrava-se na caverna da vida, nesses momentos em que as sombras das dificuldades não permitem enxergar um palmo à frente.

Davi deixa claro que, se Deus o libertar do cárcere da depressão em que se encontra, ele enaltecerá o nome do Senhor e os justos o rodearão como se fossem uma coroa de vitória na sua cabeça. 
Essa é a vida que Deus quer que você viva.

A mulher que entrou no consultório médico foi aconselhada a permitir que Deus a libertasse de sentimentos negativos que estavam envenenando o seu coração. Ódio, rancor, desejo de vingança. 
Aquela mulher tinha motivos de sobra pra abrigar esses sentimentos, mas eles tinham se tornado um cárcere para sua alma. Quando ela trocou esses sentimentos pelo desejo de perdoar, compreender e amar, tudo mudou na sua atribulada vida.

Alguma vez você sentiu-se prisioneiro de sentimentos negativos? Enquanto aceitar essa situação, não terá condições de ver as coisas belas da vida, nem desfrutará dos momentos felizes que as pessoas amadas lhe proporcionam.

Na escuridão da caverna só existe solidão, egoísmo, tristeza e lamúrias. 
Por isso, clama como Davi: 
“Tira a minha alma do cárcere para que eu dê graças ao teu nome; os justos me rodearão quando me fizeres esse bem”.

Um grande abraço!!!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

ENSINA-ME A DECIDIR

Faze-me, Senhor, conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas. Sal. 25:4

Bom dia amigos,

Este é um dia difícil para você? Precisa tomar uma decisão importante e não sabe como? Teme? Há muita coisa envolvida e você sente que a incerteza toma conta do seu coração? Algo precisa ser feito, mas você teme equivocar-se. Qual a solução?

Davi também viveu um momento semelhante ao que você está vivendo. Foi nesse contexto que ele disse: “Faze-me Senhor conhecer os teus caminhos, ensina-me as tuas veredas.” Com certeza os caminhos de Deus são os melhores. Se pudéssemos enxergar através do véu da nossa humanidade e permitíssemos que Deus nos mostrasse os seus caminhos, Ele Se revelaria e nos alegraríamos em fazer a sua vontade. 
O resultado seria prosperidade e êxito.

O salmo 25 retrata a vida como uma longa jornada na qual é impossível ser vitorioso com as próprias forças. A palavra ‘caminho’ é usada pelo salmista quatro vezes e a palavra vereda uma vez. O segredo da felicidade é descobrir esse caminho e andar nele. A vida não é fácil de ser vivida. Sem a orientação divina você pode chegar ao fim da jornada e descobrir que desperdiçou sua existência. Portanto a primeira lição que precisa ser aprendida é que a vida não é fácil. Uma vez que você aceita o fato de que a vida é difícil, você procura ajuda e como Davi, suplica a Deus que lhe mostre o caminho em que deve andar.

O problema é que às vezes quando o ser humano pede que Deus lhe mostre o caminho, deseja é que Ele aprove a sua decisão. As coisas se complicam porque Deus não é o Pai permissivo que deixa que o filho de dois anos O leve para onde quer. Deus é Deus, conhece o caminho melhor do que ninguém e o levará com segurança aonde você precischegar.

Com isto em mente, não tema fazer a decisão que precisa ser feita hoje. Não fuja. Não adie. Na se omita. Peça a direção divina e parta com a consciência de que sua vida está escondida nas mãos de alguém que nunca falha.

Um forte abraço!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Seja humilde

Abominável é ao Senhor todo arrogante de coração, é evidente que não ficará impune.
                                                                                                                              Prov. 16:5

A expressão que o autor de Provérbios usa hoje para referir-se ao arrogante de coração é muito dura: Abominável. Esta palavra, em hebraico To ebah significa nojento, detestável, perigoso, sinistro.

Quando você vê uma pessoa orgulhosa é tudo isso. Além de desagradável, é perigosa e sinistra. 
Pense em Hitler, por exemplo. Sentia-se Deus, mandou matar milhares de pessoas no seu louco desejo de estabelecer uma raça superior. Pense em Frederik Nietze que desafiou ao próprio Deus. Os que conviviam com ele não suportavam o seu temperamento.

Já se passaram muitos anos da morte de ambos. Qual foi o fim da história que escreveram? 
O primeiro desapareceu misteriosamente. Há quem diga que morreu enlouquecido e destruído pela sífilis. O segundo passou seu último dia agarrado à estátua de um cavalo, afirmando, “Sou Deus, Sou Deus”. “É evidente que não ficará impune” diz o provérbio de hoje, falando do fim triste que espera todo arrogante de coração.

A arrogância é o caminho direto a infelicidade. O arrogante perde a noção de quem ele é. Em seu delírio de parecer grande, não percebe a imagem ridícula e grotesca que projeta. Esquece que quem quiser ser um homem grande, tem que ser pequeno um dia, para poder crescer. 

No conceito próprio, ele nasce grande, é grande, e muito maior, que qualquer outro simples mortal. Ironicamente as pessoas não o vêem assim, não o tratam como ele gostaria de ser tratado, por mais que ele exige, reclama e se tem poder, até obriga.

Essa percepção de “não aceitação” mina dolorosamente seu mundo interior. Na câmara secreta de sua alma vagueia de um lado para outro obcecado pela posição e abrumado pelo vazio. 
O resultado quase sempre é loucura, prepotência, autoritarismo, radicalismo que ele, pretende chamar de liderança.

Existe remédio para o coração orgulhoso? Sim, existe remédio para todas as doenças da alma: Jesus. Um dia, o Mestre recebeu o orgulhoso Pedro, homem rude, áspero e cheio de complexos, sempre querendo chamar a atenção. “todos estes te negarão, mas eu nunca”, disse com soberba prometendo ser fiel a Jesus. Falhou. Você conhece a história. Falhou feio, mas o amor de Jesus o transformou e o fez um homem humilde, capaz de oferecer a sua vida pelo Mestre.

Busque hoje a Jesus, deixe-se moldar por Ele porque “abominável é ao Senhor todo arrogante de coração, é evidente que não ficará impune”.

Um forte abraço!
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.