quarta-feira, 23 de março de 2016

Hoje é o seu dia

A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo. Sal 84:2

Existe no coração humano uma necessidade instintiva de Deus. Não tem explicação. Poderia ser simplesmente saudade do criador, porém é mais do que isso. É um vazio que dói. É carência, falta.É como a necessidade que o pulmão tem do oxigênio. Davi expressa “A minha alma, suspira e desfalece”. É saudade, nostalgia, procura incessante. Sede de alma. Fome do coração.

Não depende daquilo que você acredita ou não. Pode não ser lógico, mas é real. É fato. Esta aí presente, no dia a dia do transitar humano.
O milionário sem Deus se pergunta: O que me falta? Falta nada. Sobra. Sobra orgulho, prepotência e soberba. O coração está cheio de si. Não existe lugar para Deus e o vazio dói, perturba e angustia.

O artista famoso indaga: Por que não sou feliz? Porque felicidade não é simplesmente algo, é uma pessoa. “Eu sou o caminho”, disse Jesus. Ah, ser humano vazio e incoerente. Tentando ser feliz procura o que o machuca, busca o que o destrói, rejeita o caminho da simplicidade. Complica sua vida com filosofias que alimentam seu ego, e matam de sede seu espírito carente.

No salmo de hoje, o poeta compara ao homem que reconhece sua necessidade de Deus e o busca, como o pardal que encontrou sua casa e a andorinha que achou seu ninho e acolhe com carinho os seus filhotes. Pode haver uma figura mais expressiva para ilustrar a felicidade?

Você e seus amados, protegidos no ninho de Deus. Cuidados por Ele, seguros nEle, sustentados por Ele.

Hoje é um dia de decisão. Todo dia é. Para mudar o rumo de sua existência. Para reconhecer que você é criatura. Para olhar com otimismo o horizonte de novos desafios a despeito dos dramas que você está vivendo. Hoje é o seu dia. Dia de renascimento, de ressurgimento, dia para sacudir a poeira dos pés e enfrentar a longa caminhada que o levará ao pico da montanha que se apresenta desafiante diante de você.

Mas para que tudo isso aconteça, você precisa dizer como o salmista: “A minha alma suspira e desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e a minha carne exultam pelo Deus vivo.”

domingo, 13 de março de 2016

Não desista

Bom dia!!!

Fiquei sabendo que na China há um rio chamado Rio Amarelo que morre antes de chegar ao mar...
Então fiquei pensando que há pessoas que insistem em fazer o mesmo.
Não permita que sua história seja semelhante à desse rio...
Lute para chegar, lute para alcançar...
Já dizia o nosso poeta catarinense, Lindolfo Bel: "Menor que meu sonho não posso ser!"
Assim seja...
Assim façamos. 

Um forte abraço!

terça-feira, 8 de março de 2016

Sabedoria ao falar

Bom dia!

Precisamos evitar conversar com pressa. Penso que mais vale o silêncio oportuno, do que palavras ditas ao vento. Demore-se naquilo que precisa dizer. Desprenda-se da pressa de ter que dar ordens ao mundo, e ao mesmo tempo ser escravo dele. Tenha graça no falar.

A palavra errada, na hora errada, pode se transformar em ferida naquele que disse, e também naquele que ouviu. Em muitos momentos da vida o silêncio é a resposta mais sábia que podemos dar a alguém. 

Por isso, pense muito bem antes de falar. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria. 

Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer, calma para ouvir. 

Hoje, neste tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos.

Um forte abraço!

quarta-feira, 2 de março de 2016

Simplifique sua vida!

Já dizia o poeta: "Simplicidade é querer uma coisa só". 

Eu concordo com ele. O muito querer nos deixa complexos demais. Queremos muito ao mesmo tempo, e então nos perdemos no emaranhado dos desejos. Há o risco de que não fiquemos com nada, de que percamos tudo. 

Aquele que muito quer corre o risco de nada ter, porque o empenho e o cuidado é que faz a realidade permanecer. O simples anda leve. Carrega menos bagagem quando viaja, e por isso reserva suas energias para apreciar a paisagem. O que viaja pesado corre o risco de gastar suas energias no transporte das malas. Fica preso, não pode andar pelo aeroporto, fica privado de atravessar a rua e se transforma num constante vigilante do que trouxe. 

A simplicidade é uma forma de leveza. Nas relações humanas ela faz a diferença. O que cultiva a simplicidade tem a facilidade de tornar leve o ambiente em que vive. Não cria confusão por pouca coisa; não coloca sua atenção no que é acidental, mas prende os olhos naquilo que verdadeiramente vale a pena. 

Pessoas simples são aquelas que se encantam com as coisas menores. Sabem sorrir diante de presentes simbólicos e sem muito valor material. A simplicidade lhes capacita para perceber que nem tudo precisa ter utilidade. E por isso é fácil presentear o simples. 

Dar presentes aos complicados é um desafio. Não sabemos o que eles gostam, porque só na simplicidade é possível conhecer alguém. Só depois que as máscaras caem pelo chão e que os papéis são abandonados a gente tem a possibilidade de descobrir o outro na sua verdade. 

Eu gostaria de me livrar de meus pesos. Queria ser mais leve, mais simples. Querer uma coisa só de cada vez. Abandonar os inúmeros projetos futuros que me cegam para a necessidade do momento. Projetos futuros valem a pena, desde que sejam simples, concretos e aplicáveis. Não gostaria que a morte me surpreendesse sem que eu tivesse alcançado a simplicidade. Até para morrer os simples têm mais facilidade. Sentem que chegou a hora, se entregam ao último suspiro e se vão. 

Tenho uma intuição de que quando eu simplificar a minha vida, a felicidade chegará em minha casa, quando eu menos esperar.

Um forte abraço!
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.