terça-feira, 27 de janeiro de 2009

" A maior experiência é viver o que a vida te convida!".

" A maior experiência é viver o que a vida te convida!".

Este texto já foi amplamente divulgado pela internet. Porém hoje quando o recebi novamente de um leitor nosso, resolvi lê-lo novamente, e teve um sentido novo para mim...espero que para você também! Fizeram uma seleção para uma vaga, e na redação pediram o seguinte tema: Qual é a Sua Experiência...e um candidato respondeu:

"Já fiz cócegas na minha irmã só para ela parar de chorar, já me queimei brincando com vela. Eu já fiz bola de chiclete e melequei todo o rosto, já conversei com o espelho, e até já brinquei de ser bruxo. Já quiz ser astronauta, violinista, mágico, caçador e trapezista.

Já me escondi atrás da cortina e esqueci os pés de fora. Já passei trote no telefone. Já tomei banho de chuva e acabei me viciando. Já roubei beijo. Já confundi sentimentos. Peguei atalho errado e continuo andando pelo desconhecido.

Já raspei o fundo da panela de arroz carreteiro, já me cortei fazendo a barba apressado, já chorei ouvindo música no ônibus. Já tentei esquecer algumas pessoas, mas descobri que essas são as mais difíceis de se esquecer.

Já subi escondida no telhado para tentar pegar estrelas, já subi em árvore para roubar fruta, já caí da escada. Já fiz juras eternas, já escrevi no muro da escola, já chorei sentado no chão do banheiro, já fugi de casa para sempre, e voltei no mesmo instante.

Já corri para não deixar alguém chorando, já fiquei sozinho no meio de mais de mil pessoas sentindo falta de uma só. Já vi pôr-do-sol cor-de-rosa e alaranjado, já me joguei num tanque de água sem vontade de sair, já bebi até sentir dormentes os meus lábios, já olhei a cidade de cima e mesmo assim não encontrei o meu lugar.

Já senti medo do escuro, já tremi de nervoso, já morri de amor, mas renasci novamente para ver o sorriso de alguém especial. Já acordei no meio da noite e fiquei com medo de levantar. Já apostei numa corrida descalço na rua, já gritei de felicidade.

Já roubei rosas num jardim. Já me apaixonei e achei que era para sempre, mas sempre era um "para sempre" meio pela metade. Já deitei na grama de madrugada e vi a lua virar sol, já chorei por ver amigos partindo, mas descobri que logo chegam novos, a vida é como um ir e vir que a gente ainda não sabe a razão.

Foram tantas coisas feitas, momentos fotografados pelas lentes da emoção e guardados num baú chamado coração. E agora um formulário me interroga, me encosta na parede e me pergunta qual é minha experiência. Ela está ecoando em meu cérebro: " experiencia...experiencia"...Será que ser plantador de sorrisos é uma boa experiencia...Não...Talvez quem me pergunta ainda não saiba colher sonhos!

Agora gostaria de indagar uma pequena coisa para quem formulou esta pergunta: o que é experiencia...quem a tem, se a todo momento tudo se renova...

(texto de um candidato aprovado em processo seletivo da Volkswagen).

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Tente ser feliz!

Durante um seminário para casais, perguntaram a uma das esposas:
- "Seu marido lhe faz feliz? Ele lhe faz feliz de verdade?"

Neste momento, o marido levantou seu pescoço, demonstrando total segurança.Ele sabia que a sua esposa diria que sim, pois ela jamais havia reclamado de algo durante o casamento. Todavia, sua esposa respondeu a pergunta com um sonoro "NÃO", daqueles bem redondos!

- "Não, o meu marido não me faz feliz"! (Neste momento o marido já procurava a porta de saída mais próxima).

"Meu marido nunca me fez feliz e não me faz feliz! Eu sou feliz". E continuou:

"O fato de eu ser feliz ou não, não depende dele; e sim de mim. Eu sou a única pessoa da qual depende a minha felicidade. Eu determino ser feliz em cada situação e em cada momento da minha vida, pois se a minha felicidade dependesse de alguma pessoa, coisa ou circunstância sobre a face da Terra, eu estaria com sérios problemas.

Tudo o que existe nesta vida muda constantemente: o ser humano, as riquezas, o meu corpo, o clima, o meu chefe, os prazeres, os amigos, minha saúde física e mental. E assim eu poderia citar uma lista interminável.

Eu decido ser feliz! Se tenho hoje minha casa vazia ou cheia: sou feliz! Se vou sair acompanhada ou sozinha: sou feliz! Se meu emprego é bem remunerado ou não: eu sou feliz! Sou casada mas era feliz quando estava solteira. Eu sou feliz por mim mesma.

As demais coisas, pessoas, momentos ou situações eu chamo de "experiências que podem ou não me proporcionar momentos de alegria e tristeza". Quando alguém que eu amo morre, eu sou uma pessoa feliz num momento inevitável de tristeza. Aprendo com as experiências passageiras e vivo as que são eternas como amar, perdoar, ajudar, compreender, aceitar, consolar.

Há pessoas que dizem: hoje não posso ser feliz porque estou doente, porque não tenho dinheiro, porque faz muito calor, porque alguém me insultou, porque alguém deixou de me amar, porque eu não soube me dar valor, porque meu marido não é como eu esperava, porque meus filhos não me fazem felizes, porque meus amigos não me fazem felizes, porque meu emprego é medíocre e por aí vai.

Amo a vida que tenho mas não porque minha vida é mais fácil do que a dos outros. É porque eu decidi ser feliz como indivíduo e me responsabilizo por minha felicidade. Quando eu tiro essa obrigação do meu marido e de qualquer outra pessoa, deixo-os livres do peso de me carregar nos ombros. A vida de todos fica muito mais leve. E é dessa forma que consegui um casamento bem sucedido ao longo de tantos anos.

Nunca deixe nas mãos de ninguém uma responsabilidade tão grande quanto a de assumir e promover sua felicidade!

SEJA FELIZ, mesmo que faça calor, mesmo que esteja doente, mesmo que não tenha dinheiro, mesmo que alguém tenha lhe machucado, mesmo que alguém não lhe ame ou não lhe dê o devido valor.

Peça apenas para Deus, que lhe dê serenidade para aceitar as coisas que você não pode mudar, coragem para modificar aquelas que podem ser mudadas e sabedoria para conseguir reconhecer a diferença que existe entre elas.
Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.