segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mansidão


“Porque o Senhor se agrada do seu povo; ele adorna os mansos com a salvação.” (Salm 149:4)

Certa vez Jesus afirmou que os mansos herdarão a Terra. Talvez ele estivesse lembrando do salmo 149 quando afirmou isso no sermão do monte. 

A mansidão recomendada por Jesus e pelo salmista é uma virtude cada dia mais rara. Quase ninguém deseja desenvolver ser manso, e aqueles que por índole sentem-se confortáveis com atitudes de mansidão são forçados com violência pela crítica dos próximos a abandonarem qualquer ensaio nessa direção.

 É curioso que o salmista tenha afirmado que os mansos são adornados com a salvação. Os adornos ou enfeites são usados para embelezar e chamar a atenção para algo. 
Parece que o escritor do salmo reconhece que aqueles que agem com mansidão não parecem atraentes. 

Em um mundo no qual o desejo de domínio e controle entronizam os fortes e orgulhosos não é difícil que os mansos sejam considerados fracos, sem personalidade e incapazes de enfrentar situações conflituosas. 
Agir com mansidão na escola, no trabalho, na igreja ou em qualquer outro lugar parece incomodar e atrair para si a repulsa de uma sociedade que se afirma no exercício do poder.

A confusão entre mansidão e falta de ânimo é recorrente, talvez porque algumas das atitudes dos mansos e dos desanimados se pareçam, como não se aferrar aos seus próprios direitos. Mas há uma grande diferença entre os motivos que os levam a agir assim: os desanimados são os que desistem da vida e se tornam incapazes de reagir com têmpera; já os mansos estão comprometidos com a vida e o seu doador a tal ponto que entregam a defesa de seus direitos mais preciosos nas mãos Dele.

Não é muito difícil desistir da vida e abandonar-se ao desânimo, mas optar pela mansidão só é possível para aqueles que submetem suas vidas aos cuidados do Senhor como uma atitude de confiança Nele. 
Nisso consiste a mansidão: em não tomar para si a responsabilidade de fazer valer os seus direitos e defender-se da vida, mas abrigar-se sob os cuidados de Deus.

Na lógica do Reino, o Senhor toma em seus braços aqueles que foram considerados repulsivos pela sociedade e os enfeita com o bem mais precioso que há: salvação. 

Bem melhor são os preciosos adornos que o Senhor concede aos mansos do que as bijuterias de fundo de quintal, fabricadas no calor da insegurança sobre os cuidados de Deus por nós.

Um forte arbaço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.