quarta-feira, 5 de março de 2008

COMO GUARDAR O SÁBADO?

Guarde o sábado como Jesus o guardou. Muitas pessoas pensam que, porque Jesus censurou os escribas e fariseus (MT 12:1 - 15) pelo seu modo errado de guardar o dia santo (GN 2:3), significa também que não se tem nada a ver com o sábado hoje em dia, que isto é só para os judeus, etc. Não quer dizer isto, e sim que Jesus deu um novo contexto à lei, que os escribas e fariseus o faziam por mero legalismo. Jesus não disse que não se devia guardar o dia santo, mas sim que, com Sua vinda e com a graça, dar-se-ia um novo contexto do que estavam fazendo na sua época os religiosos, que eram muito legalistas, voltando ao modo original em que a lei de Deus foi dada no monte Sinai, para o aspecto moral dela e voltando para o seu caráter espiritual e santo. Jesus fazia o bem ao sábado, curava ao sábado, permitiu aos discípulos colherem espigas no sábado, por causa de sua fome eminente. Também explicou que não é correto deixar mesmo um animal que seja, a sofrer se você está com o poder de ajudá-lo e libertá-lo do sofrimento, quando mais o ser humano.
Jesus guardou o sábado (LC 4:16 ). Disse que as pessoas necessitavam do sábado (MC 2:27 ). Ele admitiu que o sábado continuaria, quando disse aos seus discípulos para orar, a fim de que as calamidades futuras não viessem no sábado (MT 24:20). Também os apóstolos o guardaram (AT 13:42 -44 e AT 18:4-11). Jesus disse ser Senhor do sábado, sendo este, portando o dia do Senhor. Assim sendo, devemos guardar o sábado igual Jesus o guardou, assim como ensinou a respeito dos outros mandamentos também. A respeito de "não matarás e não adulterarás", Ele explicou que quando odiamos alguém, já o matamos em nosso coração e quando olhamos para alguém do sexo oposto cobiçando, ou desejando, já adulteramos com aquela pessoa em nosso coração (MT 5:20-32)
Portanto o que Jesus fez com o quarto mandamento, como com os demais foi dar um novo enfoque, o da espiritualidade.A graça exige de nós o amor. Guardamos os mandamentos porque o amor de Cristo nos constrange a isto, não por causa da salvação ou por troca.(MT 5:19; JO 14:15; JO 14:21;JO 15:10; 1JO 2:3-4; 1JO 3:22,24; 1JO 5:2-3; 2JO 1:6; AP 12:17;AP 14:12; AP 22:14 )
É interessante como são as coisas, e a incoerência mesmo no meio de muitos cristãos que afirmam ter as escrituras sagradas, a Bíblia, a Palavra de Deus, como única regra de fé e prática. Quando pregam a Palavra de Deus para um católico, por exemplo, dizem que os católicos não seguem as escrituras, trocaram os mandamentos de Deus (ou seja, o decálogo) por outros, que excluem o mandamento de não fazer e adorar imagens de escultura, mas não se lembram de mostrar que também foi mudado o quarto, para "guardar os domingos e dias de festa". Por que assim fazem? Porque o católico irá lhe dizer: "Mas vocês também guardam o domingo como nós". (Ver a publicação: "PADRE CATÓLICO DIZ: PROTESTANTES SE CONTRADIZEM QUANDO DIZEM TER A BÍBLIA COMO ÚNICA REGRA DE FÉ E NÃO GUARDAM O SÁBADO".
No catolicismo romano pelo menos há coerência, pois doutrinariamente não "seguem" só as Escrituras como regra de fé e prática. Crêem nelas à sua maneira, mas também nos escritos chamados apostólicos (dos pais da igreja romana) e também na tradição.

Outra contradição de muitos cristãos, mas como lhes interessam...Aceitam a lei para mostrar a doutrina de devolver os dízimos, citando no Novo Testamento a afirmação de Jesus: (MT 23:23 - "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas”.), mas desprezam a guarda do sábado dizendo que Jesus o aboliu. Onde? O mesmo lhes digo: Deveis ensinar sobre o dízimo, mas sem omitir o sábado como dia santo, separado desde a criação.

Outras pessoas se justificam em não guardar o sábado, dizendo. Não podemos guardar todos os mandamentos. Jesus já os guardou para mim. É verdade que somos falhos, mas, porque a Palavra de Deus diz para não matar, não adulterar, você vive adulterando? Pode acontecer, mas você não tem nisto o prazer, a vontade de estar sempre pecando.

O cristão quer melhorar, se santificar para o Senhor que diz: Sede santos.Isto não tem o sentido de troca, mas de amor.Que o Senhor nos ajude a não só sermos ouvintes da Palavra, mas praticantes dela. Que Ele nos abençoe.
(SL 32:8) "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.