segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Cristão e os Problemas Financeiros

Você está enfrentando problemas financeiros? Faturas que você não consegue pagar? Cheques que você não pode cobrir? Necessidades que você não tem dinheiro para suprir? Vergonha? Frustração? Excesso de trabalho? Tensão?
Problemas financeiros são excessivamente preocupantes e conduzem a muitos pecados: descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade e negligência das responsabilidades espirituais. 

A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de Deus opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas.

Antes de falarmos das mudanças que devem acontecer para solucionar o problema, precisamos analisar as causas, para que esta mesma situação não volte a acontecer. Porque ficou endividado?

Imprudencia ou um imprevisto?
Um casal deve ter um planejamento financeiro. Saber das suas entradas e todas as despesas. Juntos devem analisar como serão pagas essas despesas, de forma que haja comum acordo. 

Num casamento não existe aquela história de "meu dinheiro" e "seu dinheiro". O correto é "nosso dinheiro", "nossas contas".

Sabendo o valor das entradas (salario de ambos), sabe-se quanto se pode gastar, e assim planejar sua vida. Cada um deve saber quanto o outro ganha, afinal de contas, são dois num só.
O maior erro é entrar em dívidas desnecessárias. O casal precisa sempre deixar uma reserva de suas rendas, para que em momentos de imprevistos, possam se manter sem buscar auxílios alheios. Ambos devem se consultar e planejar qualquer tipo de compra, porque isso pode afetar seriamente o orçamento do lar.

É preciso ter cautela e nunca agir por impulso. Deve-se ter prioridades na escala de aquisições. Sempre priorizar que for de maior necessidade e não o contrário.
Também é preciso ter humildade para reconhecer certas falhas, e procurar corrigir o quanto antes, para que a harmonia possa reinar dentro do seu lar.

Mudanças Específicas

As coisas específicas que precisamos fazer ao lidar com problemas financeiros dependem de nossa mudança e adoção das atitudes firmes. Sem perspectivas corretas, os passos seguintes terão pouca validade.

-Avalie honestamente sua situação. Encare os fatos. Talvez ajudasse pegar uma folha de papel e lançar todas as suas dívidas e anotar os valores de todas. Então, lançar sua renda e suas despesas mensais. Qual é, exatamente, sua situação financeira.
 
-Comece a pagar suas dívidas. "Não devem nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros..." (Romanos 13:8). Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros). Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, ha três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas:
(a) Gastar menos. Quando for necessário, as despesas podem ser reduzidas às mínimas necessidades de comida e lugar para viver (veja 1 Timóteo 6:6-10).
(b) Ganhar mais. Às vezes há oportunidades para trabalhar mais horas, ter um segundo emprego, ou encorajar os filhos adolescentes ou adultos que estejam vivendo no lar a trabalharem. 
(c) Vender coisas. Os cristãos primitivos vendiam casas e terras para aliviar as necessidades de seus irmãos (Atos 4:32-37); certamente não é irracional esperar que um discípulo de Cristo venda coisas para poder pagar o que deve.
  
-Viva dentro dos limites de seu orçamento. A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas: "O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta" (Provérbios 22:7). A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.
 
- Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais. Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente (2 Coríntios 8-9). Não podemos esquecer de dizimar, demonstrando nossa gratidão ao nosso Deus. Não devemos permitir que nossa oferta seja diminuída pela avareza (2 Coríntios 9:5).

Conclusão
Em todas as áreas da vida, a palavra do Senhor nos fornece a orientação perfeita. Da mesma maneira, no campo financeiro devemos dar ouvidos à sabedoria de Deus revelada na Bíblia. Quando obedecemos os mandamentos do Senhor, recebemos tanto "a promessa da vida presente" como a da vida "futura" (1 Timóteo 4:8). Que sigamos estas instruções!

Um grande abraço e fique com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Image du Blog perolascraps.centerblog.net
Source : perolascraps.centerblog.net sur centerblog.